Topo

Esse conteúdo é antigo

Saara: Nuvem de poeira Godzila leva 'chuva de sangue' ao Reino Unido

Moradores de Londres compartilharam o céu alaranjado nas redes sociais após a chegada da nuvem de poeira do Saara - Reprodução/Twitter @Zubairbawa
Moradores de Londres compartilharam o céu alaranjado nas redes sociais após a chegada da nuvem de poeira do Saara Imagem: Reprodução/Twitter @Zubairbawa

Do UOL, em São Paulo

16/03/2022 18h01Atualizada em 16/03/2022 18h01

Após atingir a Espanha, a nuvem de poeira do Saara chegou ao Reino Unido na tarde de hoje, deixando o céu alaranjado. Moradores de Londres ainda afirmaram terem presenciado uma "chuva de sangue", com pequenas gotículas avermelhadas, segundo reportou o tabloide britânico The Mirror.

Moradores da capital inglesa compartilharam imagens do fenômeno nas redes sociais. Nelas, é possível observar o laranja no céu, além de partículas de poeira que foram deixadas em diversas superfícies, como nos para-brisas dos carros.

"Poeira do Saara sobre Londres tornando o céu laranja."

"O céu ficou amarelo sobre Londres. Poeira do Saara? Ou pior?"

"Quando você mora na chuvosa Londres e uma tempestade de poeira do Saara chega na cidade."

"Chuva e poeira do Saara ao sul de Londres."

"O vento do sul está soprando poeira do Saara do norte da África até o Reino Unido. Este é um carro em Londres agora. Incrível a força do Scirocco [vento do Saara]."

"Definitivamente um tom da poeira do Saara no céu desta tarde em Londres."

O fenômeno, também conhecido como "nuvem de poeira Godzilla", ocorre todos os anos e é capaz de viajar mais de 10 mil km.

Nesta semana, a Aemet (Agência Estatal de Meteorologia da Espanha), explicou que as tempestades no deserto do Saara criam rajadas de vento na superfície do solo, que levantam partículas de areia e pó. As partículas menores ficam suspensas no ar, devido à diferença de temperatura entre o ar quente, no alto, e o solo que se esfria, enquanto as mais pesadas caem. Em seguida, o vento transporta as partículas até a Península Ibérica.

"A poeira do Saara pode parecer estranha em Londres, mas este é um vídeo que está circulando em Madri de como a poeira afetou o esqui fora da cidade."

O meteorologista do Met Office do Reino Unido, Richard Miles, disse ao jornal britânico Metro que o fenômeno não deve causar transtornos, pois não possui "quantidades significativas" de poeira para afetar a qualidade do ar. Ainda, segundo ele, a mudança ocorre apenas no que as pessoas observam no céu e nos resíduos que encontram estacionados nas superfícies.