Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Guerra Rússia x Ucrânia hoje: o que se sabe até agora

26.mar.2022 - Veículo blindado da Rússia destruído na região de Trostianets, na Ucrânia - Iryna Rybakova/Press service of the Ukrainian Ground Forces/Handout via REUTERS
26.mar.2022 - Veículo blindado da Rússia destruído na região de Trostianets, na Ucrânia Imagem: Iryna Rybakova/Press service of the Ukrainian Ground Forces/Handout via REUTERS

Do UOL, no Rio e em São Paulo

26/03/2022 07h46Atualizada em 26/03/2022 14h32

O 31º dia de guerra entre Rússia e Ucrânia começou com relatos de ataques em cidades na região de Luhansk e com um pronunciamento do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Reino Unido e Ucrânia avaliam que a Rússia está adaptando sua estratégia à baixa de soldados — estima-se que mais de 16 mil russos tenham morrido durante os combates. A cidade de Slavutych registrou bombardeio durante um protesto. Ao menos 10 corredores humanitários operarão hoje em cidades das regiões de Luhansk e Kiev, capital ucraniana.

Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está na Polônia participando de reuniões com a Otan e líderes da União Europeia. Em discurso nesta manhã, ele ressaltou a importância da unidade da aliança neste momento. "É importante que permaneçamos juntos, que estejamos em contato constante para sabermos como devemos proceder em relação ao que os russos estão fazendo", declarou.

Confira o que se sabe até agora sobre a situação envolvendo Rússia e Ucrânia:

  • A região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, tem sido palco de intensos confrontos. A mídia local diz que os russos estão em desvantagem.
  • Slavutych, onde habitam ex-funcionários da usina de Chernobyl, foi bombardeada durante um protesto. O prefeito da cidade, Yuri Fomichiv, foi sequestrado pelos russos e libertado, de acordo com a administração regional de Kiev.
  • O Ministério da Defesa do Reino Unido avalia a possibilidade de a Rússia se concentrar em ataques aéreos para limitar a perda de soldados.
  • O Ministério de Defesa da Ucrânia diz que 16.400 russos foram mortos desde o início da guerra.
  • Nas regiões de Kiev e Luhansk estão previstos 10 corredores humanitários.
  • Nas regiões de Donetsk e Luhansk, ao menos nove ataques russos foram registrados.
  • O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que militares destruíram um armazém de armas e munições ucraniano na região de Zhytomyr.
  • Kiev anunciou e recuou sobre um toque de recolher de 20h de sábado até as 7h de segunda (horário local). O toque de recolher será somente durante a noite, como tem sido: de 20h às 7h, com a tarde de domingo para livre circulação.
  • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu que a Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte) permaneça "absoluta e completamente unida, sem separações".
  • A cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, sofreu dois ataques russos na tarde de hoje, deixando pelo menos cinco feridos, disse o governador da região, Maxime Kozytsky, no Telegram. Não se sabe exatamente que tipo de prédio ou infraestrutura foi atingido.
*Com AFP