Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Ucrânia organiza maratona de shows online por doações e pelo fim da guerra

Músicos tocam em metrô da Ucrânia: maratona começa 12h30 de domingo no Brasil - Aris Messinis / AFP
Músicos tocam em metrô da Ucrânia: maratona começa 12h30 de domingo no Brasil Imagem: Aris Messinis / AFP

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

27/03/2022 04h00

Uma transmissão de duas horas neste domingo (27) vai pedir doações e o fim do conflito na Ucrânia, que foi invadida pela Rússia em 24 de fevereiro.

No Brasil, a transmissão da "maratona" de shows começa às 12h30, com música e discursos. Será uma "maratona de caridade em apoio à Ucrânia", segundo a Embaixada do país no Brasil. O objetivo é coletar doações para ajuda humanitária e para pedir o fim do conflito com a Rússia.

A ONU (Organização das Nações Unidas) calcula que o conflito já matou 1.035 civis, incluindo 121 crianças. Havia ao menos 1.650 feridos, enquanto 3,7 milhões de pessoas vivem como refugiadas agora.

A assessoria da Embaixada disse ao UOL ontem (26) que a programação envolve música e discursos dos líderes dos países, além de celebridades e influenciadores, como cantores da Ucrânia e de Portugal, por exemplo.

Também haverá atletas, voluntários, ativistas e artistas, de acordo com comunicado do movimento "Salve a Ucrânia, pare a guerra".

A previsão é que 20 países transmitam o evento por meio de TV aberta ou transmissões pela internet e redes sociais.

"Ao mesmo tempo, doações dirigidas a causas humanitárias causadas pela invasão militar russa na Ucrânia serão levantadas antes, durante e depois das transmissões", diz comunicado do movimento.

Ao vivo

A transmissão do evento será feita aqui, a partir das 12h30 de domingo: