Onde fica Macedônia do Norte? Como é viver no país que tirou Itália da Copa
A seleção de futebol da Macedônia do Norte entrou para história ao eliminar a Itália na repescagem das Eliminatórias Europeias, deixando a atual campeã da Eurocopa de fora da segunda Copa do Mundo consecutiva. Mas afinal, você já ouviu falar desse país que surgiu da desintegração da antiga Iugoslávia?
Apesar de o país ser chamado de Macedônia do Norte, ele não possui uma irmã do "Sul". O nome surgiu após a resolução de um entrave geopolítico e histórico envolvendo a Grécia. Localizado no meio do continente europeu e praticamente desconhecido pela maioria das pessoas, tem uma história vasta.
Conheça um pouco mais sobre a história desse pequeno país que surpreendeu o mundo ao tirar as chances da Itália de disputar a Copa do Mundo de 2022.
História
A Macedônia é um pequeno país que saiu da desintegração da antiga Iugoslávia, tornando-se independente de forma pacífica em 1992. Depois de a Croácia e a Eslovênia terem se separado da Iugoslávia, a república também decidiu fazer o mesmo por receio do domínio sérvio.
O novo Estado foi admitido nas Nações Unidas em abril de 1993 com o nome de Antiga República Iugoslava da Macedónia / FYROM. O nome do país envolve uma extensa polêmica que só foi resolvida em 2019 após um acordo com a Grécia.
O "Norte" é fruto da pressão exercida pela Grécia nos organismos internacionais, argumentando que o termo Macedônia se refere a uma região em seu território e que ao usá-lo para nomear a antiga República Iugoslava poderia suscitar reclamações territoriais consideradas inaceitáveis.
O caso só foi resolvido no dia 12 de fevereiro de 2019, quando através de um acordo entre os países, começou a ser utilizado o nome Macedônia do Norte.
Atualmente a Macedônia do Norte é governada pelo presidente Stevo Pendarovski e tem como primeiro-ministro Dimitar Kovacevski, que assumiu o cargo em 17 de janeiro de 2022. Hoje em dia ainda é um país que procura o seu espaço entre os seus vizinhos, tradicionalmente mais fortes: Sérvia, Albânia, Grécia e Bulgária.
Localização
O país está localizado ao sudeste da Europa no interior da península dos Bálcãs, abrangendo uma área de 25 333 km2. Faz fronteira com a Sérvia e com o Kosovo, ao norte; com a Bulgária, à leste; com a Grécia, ao sul; e a Albânia, ao oeste.
As principais cidades são a capital Escópia, além de Bitola, Prilep, Kumanovo e Tetovo. A maior parte de seu território está situada em um planalto localizado entre 600 e 900 metros acima do nível do mar.
Possui um clima temperado mediterrânico, com forte influência continental. O verão é quente e seco e o inverno é frio e com nevascas.
Número de habitantes
A Macedônia do Norte possui uma população de 2.050.554 habitantes, que corresponde a uma densidade populacional de 80,74 hab./km2. Isso significa que o país tem uma população menor que algumas capitais do Brasil, como Belo Horizonte (MG), com 2,5 milhões; Fortaleza (CE), com 2,6 milhões; e Brasília, com 3 milhões - os dados são baseados na estimativa do IBGE para 1º de julho de 2020 nos censos de 2010 e de 2000.
A maioria da população nacional é seguidora do cristianismo ortodoxo.
Economia
A moeda utilizada na Macedônia é o Dínar Macedónico (MKD). O local tem a agricultura como uma das principais atividades econômicas do país, ocupando cerca de 20% da população ativa. Os principais produtos cultivados são milho, tabaco, arroz, fruta e vinho. Além disso, a Macedônia do Norte tem uma indústria ligada a chumbo, zinco, cobre e crômio.
Os principais parceiros comerciais do país são a Alemanha, a Rússia, a Itália e o Reino Unido.
Futebol
Apesar de não ter muita tradição no futebol, a Macedônia do Norte já revelou bons jogadores como o atacante Goran Pandev, que teve grandes atuações com a camisa da Internazionale de Milão. Outros nomes conhecidos são do lateral direito Stefan Ristovski, hoje no Dinamo Zagreb, o atacante Aleksandar Trajkovski, herói da classificação, o meio-campista Enis Bardhi, que joga no Levante, e o meio-campista Elif Elmas, que defende o Napoli.
Como parte da Iugoslávia, já esteve na Copa do Mundo e Eurocopa - e, já sob a atual bandeira, participou da Eurocopa do ano passado. A campanha, no entanto, não foi nada animadora com o time sendo eliminado ainda na primeira fase com três derrotas.
Sob o comando do técnico Igor Angelovski, a Macedônia fez uma grande campanha na fase de grupos das Eliminatórias da Europa. No grupo J, ficou atrás apenas da Alemanha. Na terceira fase, a equipe já havia aprontado para cima da Alemanha, vencendo a partida por 2 a 1, fora de casa, no estádio Schauinsland-Reisen-Arena, na cidade de Duisburg.
Na próxima terça-feira, 29 de março, a seleção pode entrar para a história de seus país, levando a Macedônia do Norte à sua primeira Copa. Para isso, a equipe precisa vencer Portugal em jogo que será disputado no Estádio do Dragão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.