Topo

Vida sigilosa e proteção: quem são e onde vivem as filhas de Vladimir Putin

Vladimir Putin, as duas filhas, e a ex-mulher - Divulgação
Vladimir Putin, as duas filhas, e a ex-mulher Imagem: Divulgação

Thiago Varella

Colaboração para o UOL

27/03/2022 04h00

A vida pessoal e familiar do presidente da Rússia, Vladmir Putin, é recheada de mistérios. O que se sabe é que o líder russo foi casado com Lyudmila Shkrebneva, com quem teve duas filhas, Maria, nascida em 1985, na então Leningrado (hoje São Petersburgo, na Rússia) e Katerina, que nasceu no ano seguinte em Dresden, na então Alemanha Oriental.

No entanto, de tempos em tempos, a imprensa russa, sobretudo de oposição, especula que Putin tenha outros filhos. Já foi dito, por exemplo, que o presidente russo tem uma filha com a milionária Svetlana Krivonogikh e que também teve filhos com a ex-ginasta Alina Kabaeva. O Kremlin sempre negou esses boatos.

Mesmo a identidade das filhas "oficiais" nunca foi revelada por Putin. Apesar de fotos e evidências claras, o presidente russo apenas deu declarações breves sobre as filhas, sem nunca dizer os nomes.

Em 2015, em uma coletiva, Putin disse que as filhas vivem e estudam na Rússia e que tinha muito orgulho delas.

"Minhas filhas falam fluentemente três idiomas europeus. Uma delas ainda fala uma ou duas línguas orientais. Elas estão dando seus primeiros passos e com muito sucesso", afirmou.

Dois anos depois, a Reuters publicou que Putin afirmou que queria que os netos tivessem uma infância normal. "Minhas filhas estão envolvidas na ciência e na educação. Não interferem em nada, inclusive na política. Vivem normalmente", afirmou.

Quem é Maria Vorontsova

Segundo reportagem da agência Reuters, a filha mais velha de Putin, Maria, nasceu em 28 de abril de 1985, estudou biologia na Universidade de São Petersburgo, e medicina na Universidade Estatal de Moscou.

Maria Vorontsova - Reprodução - Reprodução
Maria Vorontsova, a filha mais velha de Putin
Imagem: Reprodução

Ela se casou e tem um filho, nascido em 2002, com o empresário holandês Jorrit Faassen, que trabalhou para o Gazprom Bank, empresa com forte ligação com Putin. Ambos teriam vivido na Holanda por alguns anos, mas, depois de um tempo, o casal passou a morar em Moscou, onde Maria estabeleceu uma carreira como pesquisadora especializada em endocrinologia.

Em 2019, Maria concedeu uma rara entrevista ao canal de TV estatal Russia 1. Ela afirmou que era uma das proprietárias e executiva da empresa Nomeko, especializada em pesquisa sobre câncer. A companhia, com sede em São Petersburgo, era, até então, um dos principais investimentos privados em saúde na Rússia.

Alguns jornalistas de oposição afirmam que Maria se separou de Faassen pouco antes do início da guerra na Ucrânia, mas as informações não foram confirmadas.

Quem é Katerina Tikhonova

A filha mais nova de Putin, Katerina Tikhonova, nasceu em 31 de agosto de 1986. Ela, que usa o sobrenome da avó materna, formou-se pela Universidade Estatal de Moscou em Estudos Asiáticos e tem mestrado em física e matemática.

Katerina, filha de Putin, durante competição de dança na Polônia - Jakub Dabrowski/Reuters - Jakub Dabrowski/Reuters
Katerina Tikhonova, a filha mais nova de Putin
Imagem: Jakub Dabrowski/Reuters

Katerina dirige um projeto para criar um centro bilionário de pesquisa na universidade, onde também tem um cargo na diretoria.

Além disso, Katerina se destaca por ser atleta de dança acrobática, um esporte não muito praticado pelo mundo. Em 2013, ela e seu parceiro conquistaram o quinto lugar no Mundial realizado na Suíça.

Segundo a agência Reuters, Katerina se casou em 2013 com Kirill Shamalov, 33, filho de Nikolai Shamalov, amigo de longa data de Putin. Nikolai é acionista do Banco Rossiya, descrito por autoridades dos EUA como um banco pessoal da elite russa.

Com o marido, Katerina teria participações societárias bilionárias. Entre as propriedades do jovem casal está uma casa à beira-mar em em Biarritz, França, com valor estimado em US$ 3,7 milhões. De acordo com a Bloomberg, o casal teria se divorciado em 2018.