Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden propõe transferir para Ucrânia bens confiscados de oligarcas russos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Alex Wong/Getty Images via AFP
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden Imagem: Alex Wong/Getty Images via AFP

Do UOL, em São Paulo*

28/04/2022 10h10Atualizada em 28/04/2022 11h10

O governo dos Estados Unidos propôs nesta quinta-feira utilizar os bens confiscados dos oligarcas russos para compensar a Ucrânia pelos danos provocados pela invasão das tropas de Moscou ao país.

A liquidação dos bens "cleptocratas" permitiria "transferir" para Kiev os lucros gerados para "remediar os danos (causados à Ucrânia) pela invasão russa", afirmou a Casa Branca em um comunicado.

A proposta de Biden será enviada ao Congresso. O texto do projeto legislativo ainda não foi divulgado, mas o comunicado explica que ele terá um pacote de medidas, com pelo menos seis pontos.

Além de permitir a venda de bens e "transferência" do dinheiro para a Ucrânia, Biden também sugeriu criar uma autoridade administrativa responsável por isso.

Câmara já havia aprovado projeto similar

O comunicado da Casa Branca vem um dia depois da Câmara dos Deputados já ter aprovado uma lei que aprova a venda de bens dos oligarcas russos para financiar o envio de armamentos e ajuda humanitária à Ucrânia.

Segundo a mídia local, o projeto tem um caráter simbólico e o objetivo de pressionar Biden a tomar a ação. Ele foi aprovado por 417 votos a 8 o que indica uma vontade tanto do Partido Democrata quanto do Partido Republicano de que o país tenha uma postura mais forte frente à guerra.