Avião de reconhecimento da Rússia viola espaço aéreo da Suécia
Um avião de reconhecimento russo violou brevemente o espaço aéreo sueco na sexta-feira, informaram neste sábado (30) autoridades do país escandinavo, que desde a invasão russa da Ucrânia estuda a possibilidade de ingressar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
"Um avião a hélice AN-30 russo violou o espaço aéreo sueco na sexta-feira", disse o Ministério da Defesa sueco em comunicado, acrescentando que suas equipes registraram todo o incidente e tiraram fotos.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o incidente ocorreu em Blekinge, no sul sueco, e foi o segundo do tipo desde o começo da Guerra da Ucrânia. No mês passado, quatro caças violaram o espaço aéreo e, segundo a imprensa do país, dois deles carregavam armas nucleares. Não há confirmação disso.
Os episódios acompanham a tensão do conflito numa área já tradicional de esbarrões militares entre russos e ocidentais. O cenário se agrava porque a Suécia, assim como a Finlândia, deverão pedir para entrar na Otan (aliança militar ocidental) nas próximas semanas, mudando décadas de postura de independência.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou na terça-feira (26) a expulsão de três diplomatas da embaixada da Suécia em Moscou.
Após protestar contra a expulsão dos diplomatas russos que estavam no país escandinavo, a Rússia afirmou que tomou a medida pelo "apoio militar da Suécia ao regime de Kiev".
Ann Linde, ministra das Relações Exteriores da Suécia, declarou, na ocasião, que a decisão da Rússia foi "muito lamentável". Ela ainda afirmou que um sueco do consulado do país em São Petersburgo também foi expulso.
*Com informações da AFP e Ansa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.