Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


No 70º dia de conflito, Ucrânia teme que Belarus se junte à Rússia

Do UOL, em São Paulo

04/05/2022 21h26

Aliado da Rússia, Belarus iniciou exercícios militares nesta quarta-feira (4), levantando na Ucrânia o receio de que possa ser acionado para atuar na invasão ao país, que completa hoje 70 dias.

"Não descartamos que a Federação Russa possa em algum momento usar o território de Belarus, as Forças Armadas da República de Belarus, contra a Ucrânia", disse Andriy Demchenko, porta-voz do Serviço de Fronteiras do Estado ucraniano.

Antes da invasão, soldados russos já haviam realizado exercícios militares em Belarus, e inclusive utilizaram o país como corredor para atacar determinadas partes da Ucrânia. As autoridades ucranianas, por outro lado, se consideram "prontas" para o caso de novos ataques vindos de outros vizinhos.

Há preocupação também em relação à Moldávia, onde a região da Transnístria, dominada por separatistas russos, vive momentos de tensão em meio a conflitos e ataques. O receio da Ucrânia e de países ocidentais, como os Estados Unidos, é que o pais também seja arrastado para a guerra.

Guerra oficial

Ontem (3), a CNN americana já havia informado que há planos para que a Rússia anuncie formalmente guerra contra a Ucrânia na próxima semana. A data escolhida, dia 9 de maio, marca a derrota dos nazistas na União Soviética em 1945. A "desnazificação da Ucrânia" foi um dos argumentos utilizados pelo presidente russo, Vladimir Putin, para dar início ao confronto.

Até o momento, Putin evita utilizar o termo "guerra" e chama o conflito de "operação especial".

Importação de petróleo

No sexto pacote de sanções contra a Rússia desde o início dos conflitos, a União Europeia propôs hoje banir a importação de petróleo russo. A proposta é de que o veto seja feito de forma gradual, num prazo de seis meses.

"Maximizar a pressão sobre a Rússia, minimizando o impacto nas nossas economias", declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Azovstal e a ofensiva no leste

A Ucrânia afirma que a Rússia manteve os ataques aéreos contra a usina siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, último reduto de resistência aos russos na cidade.

O governo russo nega que esteja atacando o complexo; no fim de semana, ao menos 100 civis foram retirados do local.

Confira outros registros feitos no 70º dia de conflito:

  • Em Borodianka, 20 corpos de civis foram encontrados após ocupação parcial de forças russas;
  • O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou hoje que há movimentação de 22 grupos táticos russos em Izium (região de Kharkiv) seguindo em direção a Donbass;
  • A Rússia divulgou ter utilizado submarinos para disparar dois mísseis contra alvos ucranianos no Mar Negro;
  • O Ministério da Defesa russo também alega ter desativado seis estações ferroviárias ucranianas que vinham sendo utilizadas para o transporte de armas vindas de países do Ocidente.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Com informações de AFP, ANSA e Reuters.