TVs russas são alteradas e exibem críticas à guerra: 'Sangue nas mãos'
As telas de navegação de TVs via satélite na Rússia foram alteradas e passaram a exibir mensagens críticas à guerra com a Ucrânia, de acordo com imagens obtidas pela agência de notícia Reuters. Telespectadores puderam ler textos contra o conflito que chegou hoje ao 75º dia: "Você tem sangue nas mãos", diz uma das mensagens.
Ainda não se sabe como as mensagens foram parar na TVs russas. A agência de notícias Interfax disse que os textos também foram exibidos em TVs a cabo após elas terem sido alvo de um ataque hacker. O New York Times também informa que se trata, aparentemente, de uma ação de hackers, embora ninguém a tenha reivindicado.
As alterações nas TVs russas ocorreram um dia antes da Rússia comemorar hoje o que é conhecido no país como "O Dia da Vitória", data que marca o fim da Segunda Guerra Mundial, com a vitória da União Soviética contra a Alemanha nazista. Há 77 anos, o regime nazista caiu, pondo fim ao conflito mundial.
"Vocês têm o sangue de milhares de ucranianos e de centenas de crianças nas suas mãos", diz outra mensagem exibida nas TVs russas.
Outro texto também afirma que as TVs e as autoridades russas estão mentindo.
Um site russo também exibiu materiais contra a guerra e fazendo duras críticas ao presidente Vladimir Putin, mas elas já saíram do ar.
Desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, a Ucrânia tem feito acusações contra a Rússia de que o país estaria cometendo crimes de guerra. Moscou nega as acusações afirmando que mira seus ataques apenas em áreas militares e de infraestrutura ucranianas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.