PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

Mídia estatal da Coreia do Norte recomenda água salgada contra covid-19

Voluntários realizando triagem de temperatura em campanha antivírus em Pyongyang, na Coreia do Norte - KCNA via REUTERS/File Photo
Voluntários realizando triagem de temperatura em campanha antivírus em Pyongyang, na Coreia do Norte Imagem: KCNA via REUTERS/File Photo

Do UOL, em São Paulo

17/05/2022 13h56

A mídia estatal da Coreia do Norte recomendou que os cidadãos fizessem gargarejo com água com sal e bebessem chá de salgueiro para tratar a infecção por covid-19, segundo a Sky News. Os métodos não têm eficácia cientificamente comprovada contra a doença.

A Coreia do Norte recentemente reconheceu que passa por um surto de covid-19 com pelo menos 1,5 milhão de infectados e 50 mortes. Suspeita-se que haja subnotificação porque não há testagem em massa e poucas pessoas estão vacinadas.

A água salgada e o chá não são a primeira atitude negacionista do governo norte-coreano. O líder do país, Kim Jong-Un já chegou a dizer que a Coreia do Norte era "inexpugnável" à pandemia.

Kim Jong-Un também recusou milhões de doses de vacina contra a covid-19 do consórcio Covax Facility.

Ontem, o líder ordenou um confinamento nacional para tentar conter a propagação do vírus entre a população, que não foi vacinada, e mobilizou o exército depois do que considerou uma resposta insuficiente das autoridades de saúde.

Como reportou o colunista do UOL Jamil Chade, a OMS teme que o espalhamento massivo da doença na Coreia do Norte gere novas variantes do vírus. "Estamos profundamente preocupados", disse Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, numa coletiva de imprensa nesta terça-feira em Genebra.

Internacional