Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher é atacada no rosto por filhote de urso ao tirar fotos com animal

Filhote de urso pardo mordeu queixo de mulher em parque de Grozny, Rússia.  - Reprodução
Filhote de urso pardo mordeu queixo de mulher em parque de Grozny, Rússia. Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/05/2022 14h15

Um momento de brincadeira acabou se transformando em um sério incidente quando uma mulher estava acariciando um filhote de urso pardo, que instantaneamente avançou sobre ela e a mordeu no queixo. A vítima teve graves ferimentos.

O episódio aconteceu recentemente na cidade de Grozny, na Rússia, informou o jornal britânico Mirror. A mulher, identificada apenas como Madina, estava passeando em um parque local e ficou eufórica quando avistou o filhote de urso pardo. O animal estava sob o controle de outra pessoa, que o usava para ganhar dinheiro com exibições e fotografias com os demais pedestres.

Fascinada pelo pequeno urso, Madina sentou-se em um banco da praça para tirar fotos com ele. No primeiro momento, o animal parecia dócil e carinhoso, pois correspondia positivamente às brincadeiras e interações de Madina. Mas, em seguida, ele começou a cheirar a mulher intensamente, tomou impulso contra o corpo dela e enterrou seus dentes no queixo de Madina.

Em entrevista à imprensa local, Madina relatou que entrou em pânico com o incidente, pois não imaginava o ataque. E o susto se tornou mais intenso quando teve dificuldades em tirar o urso de cima de si, já que os dentes dele ficaram presos em seu queixo. Ela precisou da ajuda de outras pessoas no parque.

"Eles não conseguiram tirá-lo de mim", disse. "Esses ursos têm um aperto tão forte que muitos o chamam de 'aperto da morte'. O próprio proprietário do animal não podia fazer nada. Minha irmã e eu o arrancamos de mim", completou.

O ferimento foi profundo e a vítima perdeu muito sangue. Depois que o animal foi levado para longe pela dona, Madina foi socorrida por desconhecidos até a chegada de uma ambulância. "Havia muito sangue onde ele me mordeu. Mesmo assim, os frequentadores do parque reagiram rapidamente e me ajudaram. Eles pensaram a princípio que ele tinha comido um pedaço do meu queixo".

Assim que foi encaminhada ao hospital mais próximo, Madina recebeu injeções para raiva e tétano, mas não sofreu danos permanentes no queixo. Depois que recebeu alta, ela registrou queixa na polícia contra o dono do animal. Sua irmã, que testemunhou o incidente, gravou o momento em que Madina brincava com o urso antes de ser atacada e pretende usar as imagens como evidência para a acusação.

Madina acredita que o urso a mordeu porque sentiu cheiro de peixe sobre ela, já que antes de interagir com o animal ela tinha comido salada de salmão no almoço. No entanto, a russa contou que o pequeno urso já estava exaltado antes do acidente e suspeita que a dona do animal tenha alguma responsabilidade sobre isso.

"O pobre animal estava com fome. O ursinho subiu até mim, chorando. Quando ele chegou perto do meu rosto, eu queria removê-lo, mas devido à fome, seu instinto foi mais forte e ele cerrou os dentes no meu queixo", disse. "A dona do animal me culpou, dizendo que eu provoquei o urso, mas o vídeo mostra que não é o caso. O urso estava sem focinheira e também mordeu a mão de um policial, que também recebeu uma injeção. O ursinho estava com fome. Os investigadores disseram que o animal foi alimentado com fórmula infantil. Mas dar esse tipo de substância para ele é errado. Era evidente que aquela mulher abusava dele".

As autoridades localizaram a dona do urso e confiscaram o animal de sua posse. Ela alegou que pagou por ele, mas não esclareceu onde o comprou e muito menos a identidade do fornecedor. Ela também insistiu para Madina retirar a queixa na polícia, mas a vítima manteve sua decisão.

"Sou contra torturar animais", finalizou Madina.