Topo

Esse conteúdo é antigo

Dois paraquedistas morrem em 24h na Itália após equipamentos não abrirem

Dylan Roberts morreu um dia depois de Matthew Glen Munting sofrer o mesmo acidente - Reprodução/Facebook
Dylan Roberts morreu um dia depois de Matthew Glen Munting sofrer o mesmo acidente Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

08/06/2022 11h22Atualizada em 08/06/2022 11h22

Dois homens morreram na Itália após o paraquedas não abrir durante saltos realizados na semana passada, segundo o jornal britânico Mirror. O britânico Dylan Roberts, 33, sofreu o acidente apenas um dia depois do australiano Matthew Glen Munting, 35, também morrer pelo mesmo motivo no país europeu.

Roberts estava com um grupo de cinco amigos quando saltou do Monte Brento, que possui 800 m de altura. No salto, o paraquedas não abriu e ele acabou indo direto ao chão. O local é conhecido na região como "Feliz Aniversário" e é um dos destinos populares de saltadores e paraquedistas.

Dylan, apelidado de "English" dentro da comunidade de base jumping, pulou da montanha de manhã e os amigos relataram a falha no equipamento. Testemunhas disseram que ele atingiu o lado da montanha ao descer e a polícia disse que pode ter sido um erro em sua trajetória. O corpo foi recuperado pelas equipes de busca e resgate que chegaram de helicóptero.

Em um fórum online de base jumping, eles descreveram a morte de Roberts. "O vento estava calmo na saída. English foi o segundo a sair com uma carga de cinco saltadores e teve uma saída estável. Observei seu voo e seu voo parecia mais lento", disseram. "English voou bem sobre o terreno e eu o perdi de vista. Ouvi um barulho alto que inicialmente pensei ser outra coisa".

Roberts era um instrutor de paraquedismo treinado e trabalhou em uma escola de paraquedismo, com sede em Nottinghamshire, na Inglaterra. Nas redes sociais, ele descrevia o paraquedismo como "o melhor trabalho" que já teve. "Algumas das lembranças mais felizes que tenho são de ensinar as pessoas a saltar de paraquedas e ver a pura felicidade pintada nos sorrisos radiantes em seus rostos".

Já Glen Munting caiu em um barranco depois de saltar do Monte Cimone. Equipes de busca e resgate foram enviadas no mesmo dia devido ao fato dele não ter retornado do salto, mas as condições do tempo interromperam a procura. O corpo dele foi encontrado em um local inacessível entre o Monte Cimone e outra montanha.