Topo

Esse conteúdo é antigo

Urso macho tenta matar filhote, briga com fêmea e morre em queda; veja

Briga de ursos foi gravada na Espanha - Reprodução/Twitter
Briga de ursos foi gravada na Espanha Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

10/06/2022 13h55Atualizada em 11/06/2022 09h42

Uma briga entre ursos na Espanha teve um desfecho trágico: na cena, dois espécimes entram uma disputa por causa de um filhote e acabam caindo de um penhasco na Serra da Palentina.

De acordo com o jornal espanhol El Mundo, o caso ocorreu no domingo (5). A cena, que é forte, foi gravada por um casal que estava no local. A briga começa após o macho tentar matar o filhote. Ele é impedido pela fêmea e, então, os dois entram em luta corporal,

O casal acaba despencando. No vídeo, é possível observar que o macho, de peso estimado em 220 kg, chega a rolar no chão. Ele foi encontrado morto pelas autoridades. A fêmea e o filhote sobreviveram ao incidente. Ela foi encontrada dentro de uma caverna. Na região, havia vestígios de sangue, o que indica que ela teve ferimentos significativos.

Em entrevista ao jornal espanhol, o presidente da Brown Bear Foundation, Guillermo Palomero, disse que "o infanticídio de ursos não é algo que acontece todos os dias, mas não é excepcional, alguns casos ocorrem todos os anos".

Segundo ele, o ataque se enquadra em um comportamento reprodutivo de machos que não conseguem acessar as fêmeas por elas estarem com filhotes pequenos. Deste modo, eles decidem atacá-los para que a fêmea entre no cio.

"O objetivo não era matar a ursa, mas deixar seus genes. O objetivo era matar o filhote para forçar a fêmea a entrar no cio", afirmou ele. "É um ataque de infanticídio, uma tentativa de matar o bebê."