Topo

Esse conteúdo é antigo

Conhece a cucaburra? Ave faz sucesso por parecer que está sorrindo; veja

Apesar de ser visto sempre com um sorriso ao cantar, cucaburra possui uma estátua na Austrália - Reprodução/Youtube
Apesar de ser visto sempre com um sorriso ao cantar, cucaburra possui uma estátua na Austrália Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

12/06/2022 04h00

Um pássaro que parece estar sempre feliz. É assim que vive a cucaburra, ou Dacelo novaeguineae, uma ave da família Alcedinidae, predominante na Austrália, que chama atenção pelo seu canto e o detalhe incomum de parecer que está sempre sorrindo.

Em vídeo publicado recentemente no canal ViralHog, do Youtube, a cucaburra chamada Fluffy, que foi adotada por uma família na Austrália, parece estar sorrindo enquanto canta, mas, na verdade, esta é justamente uma das suas características marcantes.

A pequena ave também pode ser chamada de cucaburra-risonha e ele usa o canto parecido com um riso para estabelecer seu território diante de outros animais, segundo o site português Greensavers.

Medindo aproximadamente 40 cm de altura e tendo uma cabeça grande, a cucaburra tem um bico forte e comprido. A ave habita florestas e zonas úmidas, tendo preferência pelas árvores altas. Apesar do ar feliz, ela pode ser uma boa predadora e comer lagartos, peixes e insetos.

Na Austrália, local em que predomina a espécie, um monumento de 4,5 metros inaugurado em 2009 homenageia o animal. A estátua fica em Kurri Kurri, em Nova Gales do Sul.

Cucaburra é considerada ave mítica na cultura aborígene - Reprodução/Wikimedia Commons - Reprodução/Wikimedia Commons
Cucaburra é considerada ave mítica na cultura aborígene
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Essa importância do animal para os australianos se deve ao fato do cucaburra ser uma ave mítica na cultura aborígene, que se caracteriza pela união de todos os seres da natureza.

Cucaburra também malha

Em 2010, um cucaburra foi internado em um hospital veterinário de Taronga, na Austrália, por estar acima do peso e não conseguir voar. O animal estava com 565 gramas, quando o ideal seriam 340.

O cucaburra ganhou um personal trainer e uma dieta especial para emagrecimento. Esse quilos a mais se deram por que frequentadores o alimentavam com salsicha em um parque em Sydney.