Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Escola bombardeada vira cenário de fotos de formatura de ucranianos

Anna Episheva descreveu que a relação com os colegas da escola era como se fosse uma "família" - Reprodução/Twitter
Anna Episheva descreveu que a relação com os colegas da escola era como se fosse uma "família" Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

09/06/2022 11h26Atualizada em 10/06/2022 08h24

Alunos ucranianos escolheram como cenário de seu álbum de fotos de formatura os escombros da escola onde eles estudaram, que está em ruínas devido à guerra, segundo o jornal britânico Metro. O ensaio fotográfico ocorreu em Kharkiv, uma das regiões mais afetadas pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, que fica a apenas 50 km da fronteira russa.

O ano foi atípico para os estudantes do país, que tiveram as aulas interrompidas. Com isso, os alunos posaram com vestidos de baile e smoking no lugar onde deveria ser a sala de aula que frequentavam.

Tradicionalmente, os alunos que se formam nas escolas ucranianas dançam uma valsa na frente de seus colegas enquanto o sino da escola toca pela última vez. Desta vez, eles dançaram observados por soldados ucranianos.

Olena Mosolova, professora de geografia do colégio, diz que imaginava outro cenário, mas a guerra impossibilitou isso. "Imaginávamos um 'último sino' diferente para nossos filhos, mas é o que é, e queremos fazer uma festa para os jovens".

Anna Episheva, 16, que se vestiu de vermelho para a ocasião, lamentou o modo como tudo acabou. "Havia muitos amigos da escola, éramos como uma grande família. Escolhemos nossos vestidos e ficamos felizes que todos estavam muito bonitos no dia da formatura".

Hlib Opashniam se diz feliz por estar se formando após ver a escola ser destruída dias depois da invasão russa, que começou no final de fevereiro. Muitos alunos ainda não puderam retornar à cidade por causa da guerra.

O soldado ucraniano Kostyantyn Nemichev contou que o colégio foi o último posto avançado dos ocupantes russos antes de serem expulsos de Kharkiv e, por isso, foi seguro que os alunos voltassem para lá para o registro da formatura.