México: Touradas são proibidas na maior arena do mundo em prol dos animais
A Justiça Federal do México determinou na sexta-feira (10) o fim dos espetáculos na maior arena de touradas do mundo. Os motivos estão relacionados ao combate aos maus tratos de animais.
De acordo com jornal espanhol El País, o juiz federal Jonathan Bass concedeu a suspensão das atividades na Monumental Praça de Touros, na Cidade do México, no fim de maio, após uma liminar promovida pela associação civil Justiça Justa que considerada o tratamento dado aos touros como "degradante" e uma violação do meio ambiente saudável, que consiste em uma boa relação entre humanos e animais, prevista pela lei no país.
No entanto, a decisão judicial ainda não é definitiva, afirmou a advogada Mariana Ruiz Albarrán, representante do Justiça Justa, ao site Infobae.
A empresa Tauro Plaza México, que opera a arena, e o Governo da Cidade do México têm 10 dias úteis para contestar a decisão perante um tribunal colegiado. Enquanto dura o processo judicial, as operações da arena ficam paralisadas.
O juiz Bass descreve a decisão como um "benefício para toda a sociedade mexicana". Para ele, a suspensão definitiva das touradas permitiria que as autoridades exerçam seus poderes legais para evitar a violação do direito ao meio ambiente saudável que cause morte injustificada, tratamento cruel e sofrimento desnecessário dos touros.
Na sentença, o juiz também defende que, apesar de a tourada ser uma prática cultural e recreativa da sociedade, o animal ocasionalmente é ferido, torturado e morto. Por isso, é necessária uma avaliação rigorosa destas ações e seus impactos.
"A sociedade está interessada em respeitar a integridade física e emocional de todos os animais porque são seres vivos que compõem os ecossistemas e, portanto, contribuem com serviços ambientais essenciais ao ser humano", disse.
Debates
As discussões a respeito da permissão ou proibição das touradas na Justiça do México começaram em meados de 2019.
Há pessoas que se manifestam a favor da continuidade dos espetáculos e pela preservação das tradições, alegando que as touradas fazem parte da identidade cultural mexicana. No entanto, existem outros que se mostram contrários a essa prática, argumentando que as touradas resultam sempre nos maus tratos e na morte dos touros.
Na Câmara da Cidade do México há indicações de que a maioria dos membros seja favorável à proibição das touradas, um panorama que pode determinar o resultado da votação final. Por outro lado, no Legislativo do país, muitos representantes estão apreensivos, pois acreditam que a proibição generalizada das touradas pode acabar com muitos empregos em arenas e eventos relacionados.
De acordo com o El País, independente da decisão oficial da Justiça, há possibilidades para a regra ser estendida da Cidade do México para todas localidades do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.