Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Zelensky vai precisar negociar com Putin em algum momento, diz Macron

Presidente francês Macron se encontra com militares na base da Otan na Romênia - Yoan Valat/Pool via REUTERS
Presidente francês Macron se encontra com militares na base da Otan na Romênia Imagem: Yoan Valat/Pool via REUTERS

Do UOL, em São Paulo

15/06/2022 10h06

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse hoje que o seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai ter que fazer negociações em algum momento com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar do fim da guerra entre os dois países. O conflito se arrasta desde 24 de fevereiro.

"O presidente ucraniano e seus funcionários terão que negociar com a Rússia", afirmou o líder francês durante uma visita à Romênia e à Moldávia.

Macron chegou à Romênia ontem para uma viagem de três dias ao flanco sul da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), incluindo a Moldávia, antes de possivelmente seguir para Kiev amanhã.

Na visita à capital ucraniana, o presidente francês tem encontro marcado com o chanceler alemão Olaf Scholz e ao primeiro-ministro italiano Mario Draghi, segundo relator de fontes diplomáticas feitas à agência Reuters.

Macron foi criticado pela Ucrânia e aliados do Leste Europeu pelo que eles perceberam como seu apoio ambíguo à Ucrânia na guerra contra a Rússia.

Em declarações hoje, Macron expressou uma linha mais dura em relação à Rússia depois de visitar tropas francesas e aliadas na base da Otan na Romênia, buscando amenizar as preocupações na Ucrânia e entre alguns aliados europeus sobre sua posição anterior em relação a Moscou.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

"Faremos tudo para parar as forças de guerra da Rússia, para ajudar os ucranianos e seu exército e continuar a negociar", disse o presidente a tropas francesas e da Otan em uma base militar na Romênia. "Mas, no futuro próximo, precisaremos proteger, dissuadir e estar presentes", completou.