'Quem é o rei?': Leões sofrem ataque de hipopótamo em rio na África; veja
Um vídeo raro que já conta com mais de 10 milhões de visualizações no Twitter mostra um trio de leões se preparando para atravessar um rio em Botsuana, na África, quando um hipopótamo que se banhava nas águas se enfurece e parte para cima dos felinos.
A velocidade com que o hipopótamo avança na direção dos leões é impressionante. Um deles retorna para a margem, enquanto os outros dois, que já estavam no meio do curso d'água, são atacados ferozmente.
Um deles consegue se desvencilhar das investidas do hipopótamo, correndo para outra margem do rio, mas o terceiro acaba mordido pelo animal corpulento e trava uma luta desesperada para se livrar dos ataques, até que consegue alcançar a margem do outro lado do rio e correr, ainda cambaleante, já em segurança.
O vídeo, publicado pelo jornalista americano Yashar Ali, colaborador da revista New York Magazine e também do portal de notícias internacional The Huffington Post, se tornou um fenômeno no Twitter, sendo visto por mais de 10 milhões de internautas.
No Brasil, a cena rara foi compartilhada pela bióloga Fernanda Rennó e recebeu cerca de 64 mil curtidas e mais de 10 mil compartilhamentos, até o momento.
"Eles são extremamente territorialistas e agressivos quando provocados ou ameaçados", escreve a bióloga. "Um detalhe que chamou a atenção foi a velocidade com que ele se move na água. O mais fascinante nisso tudo é que hipopótamos não nadam no sentido próprio da palavra. Eles são muito densos e mantêm contato com o fundo para se locomover. Então geralmente correm ou saltam".
Nos comentários, muitos internautas se dizem surpresos pela força e ferocidade do hipopótamo por conta do ataque contra o leão, afinal, esse felino sempre foi considerado o "rei da selva". "Quem é o rei da selva, afinal?" é uma das perguntas mais frequentes nos milhares de comentários postados pelos usuários do Twitter.
Segundo especialistas da National Geographic Society, o hipopótamo tem mandíbulas poderosas e sua mordida equivale a uma pressão de 825 kg, sendo considerada uma das mais fortes do mundo. Seu nome significa "cavalo do rio" na língua grega.
Eles gostam de ficar submersos em açudes e rios e podem até gostar de relaxar na água, mas na verdade são um dos animais mais agressivos da Terra.
Esses animais são predominantemente herbívoros e conseguem quebrar uma canoa ao meio com apenas uma mordida. No entanto, a National Geographic afirma que eles matam mais pessoas na África do que qualquer outra doença, exceto a malária.
Um macho adulto pode chegar a 3,5 metros de comprimento e 1,5 metro de altura e seu peso pode alcançar até 3 toneladas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.