Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Bombardeio em Kharkiv deixa ao menos três mortos e 15 feridos, diz prefeito

Gato é visto próximo a casa desmoronada após ataque em Kharkiv - REUTERS/Leah Millis
Gato é visto próximo a casa desmoronada após ataque em Kharkiv Imagem: REUTERS/Leah Millis

Do UOL, em São Paulo

27/06/2022 14h00

Ao menos três pessoas morreram e 15 ficaram feridas em um novo bombardeio da Rússia na região de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia depois de Kiev, disseram hoje autoridades ucranianas.

Segundo o gabinete do prefeito e a administração regional, a artilharia russa atingiu North Saltivka, uma área residencial na periferia nordeste da cidade. De acordo com as autoridades, o número de mortos e feridos ainda pode aumentar.

A Rússia ainda não se manifestou sobre as acusações.

Bombardeio russo abriu cratera em Kharkiv - REUTERS/Sofiia Gatilova - REUTERS/Sofiia Gatilova
Bombardeio russo abriu cratera em Kharkiv
Imagem: REUTERS/Sofiia Gatilova

Ataque a shopping

A Ucrânia também acusou a Rússia de atacar um shopping em Kremenchuk hoje.

Em uma mensagem no Telegram, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que mais de 1.000 pessoas estavam no centro comercial no momento do ataque.

Ele não deu detalhes sobre as mortes, mas disse que "é impossível sequer imaginar o número de vítimas". "É inútil esperar da Rússia a decência e a humanidade", escreveu.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Segundo Kyrylo Tymochenko, chefe-adjunto da administração presidencial ucraniana, ao menos duas pessoas morreram e 20 outras ficaram feridas, incluindo nove gravemente. "As operações de resgate continuam", afirmou Tymochenko também no Telegram.

Pelas redes sociais, o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia compartilhou o relato de Zelensky com um vídeo do shopping em chamas e uma densa fumaça escura saindo do local. "Os ocupantes dispararam foguetes contra o shopping, onde havia mais de mil civis. O shopping está pegando fogo, os socorristas estão combatendo o fogo, o número de vítimas é impossível de imaginar", diz a publicação.