Prefeito de Kherson, na Ucrânia, é preso por tropas russas, diz autoridade
O prefeito da cidade ucraniana de Kherson, Igor Kolykhaev, foi preso pelas forças da Rússia e seus aliados separatistas, anunciou hoje o vice-chefe do governo de ocupação do município, Kirill Stremusov, segundo a agência de notícias estatal russa Ria Novosti.
Kolykhaev, que é o prefeito eleito da cidade, foi deposto pelas forças russas que conquistaram a região de Kherson em abril. Em seu lugar, assumiu a cidade Oleksandr Kobets.
"O ex-prefeito Kolykhaev foi detido. A mídia nazista o considera um prefeito heroico (...), mas este indivíduo causava muitos danos ao processo de desnazificação e foi, finalmente, neutralizado", declarou o funcionário da administração militar e civil de Kherson.
A Rússia e seus aliados afirmam que o poder na Ucrânia está nas mãos de "nazistas" e o Kremlin justifica a "operação militar" lançada em 24 de fevereiro como uma força-tarefa destinada a "desnazificar" a ex-república soviética.
Desde que fracassou em sua tentativa de tomar a capital Kiev nas primeiras semanas da guerra, o exército russo concentra sua ofensiva no sul e no leste, com incessantes bombardeios de artilharia e mísseis.
Kherson, a segunda maior cidade da Ucrânia depois de Kiev, foi um dos últimos locais onde os russos tiveram sucesso em sua ofensiva militar. O município fica ao norte da Crimeia, território que já é controlado pela Rússia desde 2014.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.