Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Putin amplia obtenção de nacionalidade russa a todos os ucranianos

27.abr.2022 - O presidente russo, Vladimir Putin, discurso no Conselho dos Legisladores nesta quarta - Reprodução
27.abr.2022 - O presidente russo, Vladimir Putin, discurso no Conselho dos Legisladores nesta quarta Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL*

11/07/2022 10h24Atualizada em 11/07/2022 10h24

A Rússia anunciou hoje o acesso à nacionalidade russa a todos os ucranianos, ampliando uma medida que até agora era aplicada apenas aos territórios da Ucrânia ocupados por suas tropas.

"Os cidadãos da Ucrânia (...) têm o direito de pedir a cidadania da Federação Russa de acordo com o procedimento simplificado", afirma o decreto do presidente Vladimir Putin publicado nesta segunda.

Os ataques russos na região de Kharkiv, na Ucrânia, não param e o número de mortos civis hoje já chega a cinco, além de dezenas de feridos e prédios destruídos.

Ao menos três pessoas morreram e outras 28 ficaram feridas em um ataque com mísseis por volta das 10h20 (hora local) na capital homônima da província, segundo informou o governador regional, Oleg Sinegubov, via Telegram, conforme reporta o portal Unian.

Além de Kharkiv, outras cidades da região também registraram ações. Duas pessoas morreram em Zolovich após um ataque, que ainda destruiu 13 casas de civis.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ucrânia diz ter retomado vila em Kherson

As forças ucranianas recapturaram a vila de Ivanivka, na região ocupada pela Rússia de Kherson, no sul do país, disse nesta segunda-feira uma brigada de infantaria ucraniana.

"A única coisa que resta dos ocupantes russos em Ivanivka são memórias horríveis e equipamento militar 'morto'", disse a brigada.

A Reuters não pôde confirmar imediatamente a afirmação. Há mais de uma vila de Ivanivka na região. Uma delas está localizada ao longo da linha de frente da batalha.