Topo

Esse conteúdo é antigo

Shinzo Abe foi atingido pelas costas no Japão, mostra vídeo; assista

Do UOL*, em São Paulo

08/07/2022 14h56Atualizada em 08/07/2022 16h01

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe foi atingido por dois disparos pelas costas, mostram imagens que circulam pelas redes sociais.

Abe, de 67 anos, morreu após ter sido baleado durante um evento de campanha na região de Nara, no oeste do país. Ele discursava em um comício para as eleições do Senado, marcadas para o próximo domingo (10), quando houve estampidos e fumaça. Logo depois, Abe cai do palco.

O atirador foi detido no local e identificado como Tetsuya Yamagami, de 41 anos. Ele confessou o crime e disse que usou um dispositivo improvisado, feito em casa, para atirar em Abe. De acordo com informações da polícia, o suspeito acreditava que o ex-premiê fosse parte de um grupo que ele odeia.

A posse de armas no Japão é regida por leis rígidas, e atentados como os dessa manhã são raros no país.

O atual primeiro-ministro do país, Fumio Kishida, disse que o crime é "absolutamente imperdoável". "É um ato de barbárie durante a campanha eleitoral, que é a base da democracia, e é absolutamente imperdoável. Condeno este ato nos termos mais fortes", disse ele à imprensa.

A comunidade internacional também reagiu ao assassinato. Abe deixa a esposa Akie Abe, com quem se casou em 1987. O casal não teve filhos.

A trajetória de Shinzo Abe

Nascido em uma família com duas gerações de líderes políticos, Shinzo Abe bateu recordes como o primeiro-ministro mais longevo do Japão, resistindo a vários escândalos.

Abe tinha 52 anos quando assumiu o cargo de primeiro-ministro em 2006 e se tornou a pessoa mais jovem a ocupar a posição.

Seu primeiro mandato foi turbulento, marcado por escândalos e disputas, e terminou com sua renúncia abrupta após um ano. Inicialmente ele declarou que renunciou por motivos políticos, mas depois admitiu que tinha um problema de saúde, que mais tarde foi diagnosticado como colite ulcerativa. A condição exigiu meses de tratamento, superado graças a um novo medicamento, segundo Abe.

Recuperado, ele voltou a ser candidato e retornou ao cargo de primeiro-ministro em dezembro de 2012. Sua vitória encerrou um período turbulento em que os primeiros-ministros se sucediam ao ritmo de de até um por ano, com os efeitos do tsunami em 2011 e o desastre nuclear de Fukushima.

Abe ficou famoso no exterior por sua estratégia de recuperação econômica, conhecida como "abenomics", iniciada em 2012, na qual misturou flexibilização monetária, grande recuperação orçamentária e reformas estruturais.

*Com AFP e Reuters