Topo

Na Alemanha, óleo de girassol vira moeda em cervejaria

A Cervejaria Giesinger já reuniu 400 litros de óleo por meio da iniciativa - monica di loxley/unsplash
A Cervejaria Giesinger já reuniu 400 litros de óleo por meio da iniciativa Imagem: monica di loxley/unsplash

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/07/2022 17h21

Na Alemanha, uma cervejaria de Munique arranjou um jeito diferente de conseguir óleo de girassol, em falta na Alemanha por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia. A loja passou a oferecer 1 litro de cerveja para os clientes que levarem 1 litro de óleo.

De acordo com a Reuters, a Cervejaria Giesinger já reuniu 400 litros de óleo por meio da iniciativa. A troca vale a pena, já que o litro de cerveja em pubs alemães hoje sai por 7 euros e o litro de óleo por 4,5 euros, quando encontrado.

"A coisa toda começou porque ficamos simplesmente sem óleo na cozinha e, por isso, tivemos de nos tornar inventivos", afirmou Erik Hoffmann, dono da Giesinger, em entrevista a Reuters.

"Obter óleo está muito difícil. Se você precisa de 30 litros por semana e só consegue 15, em algum momento você não terá mais como fritar schnitzel", explicou.

Rússia e Ucrânia responde por 80% da produção global de óleo de girassol. Desde o começo da guerra, em fevereiro, a Alemanha e outros países da Europa passaram a sofrer com problemas no fornecimento do produto.