Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem pesca espadarte em caiaque e trava 'luta' de 45 minutos; veja

Espadarte tem a mandíbula superior com a aparência de uma espada - Reprodução/Youtube
Espadarte tem a mandíbula superior com a aparência de uma espada Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

19/07/2022 04h00Atualizada em 21/07/2022 08h11

Um pescador conseguiu capturar um espadarte — um peixe que tem um longo maxilar superior, semelhante a uma espada — em Los Buzos, no Panamá, e a batalha fez sucesso pela dificuldade e as condições que ele tinha, já que estava em um simples caiaque.

O autor da façanha é Scott Mutchler, segundo o site ViralHog. O guia turístico autor da gravação, que não foi identificado, fica surpreso e diz que ninguém "nunca" conseguiu segurar este tipo de peixe em um anzol por mais de um minuto.

Nas imagens, é possível ver o pescador travando uma disputa com o espadarte para ver se consegue pescá-lo. O mais impressionante é que o homem está em movimento em um caiaque, o que torna mais difícil já que ele também tem de controlar o pequeno barco.

Mutchler acaba tendo ajuda de outros homens que estavam em um barco maior.

O guia, que está na região há sete anos, conta que só conseguiu pegar espadartes duas vezes na vida.

"Esses peixes enormes sempre pegam toda a linha ou quebram em segundos. Scott é um pescador experiente com muitas visitas aqui, então ele estava bem preparado e fez parecer fácil. Eu já peguei dois peixes de tamanho semelhante anteriormente, mas estar no barco filmando desta vez foi ainda mais incrível".

O espadarte

A principal característica do espadarte, ou Xiphias gladius, é a mandíbula superior do animal, que tem a aparência de uma espada - o que justifica o nome. De corpo longo e comprimido, atinge até 4,5 metros de altura e um peso de até 540 kg. Ele pode ser achado em águas tropicais e temperadas de todo o mundo.

O espadarte, por não ter dentes, engole as presas de uma só vez ou a corta em pedaços, se alimentando de lulas e crustáceos.