Topo

Esse conteúdo é antigo

Terremoto de magnitude 7,1 deixa ao menos quatro mortos nas Filipinas

27.jul.2022 - Moradores evacuam prédio depois que um terremoto de magnitude 7,1, a cerca de 300 quilômetros de distância, foi sentido em Manila, capital das Filipinas. - JAM STA ROSA / AFP
27.jul.2022 - Moradores evacuam prédio depois que um terremoto de magnitude 7,1, a cerca de 300 quilômetros de distância, foi sentido em Manila, capital das Filipinas. Imagem: JAM STA ROSA / AFP

Do UOL, em São Paulo*

27/07/2022 07h30Atualizada em 27/07/2022 07h30

Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 60 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 7,1 atingir o norte das Filipinas às 8h43 de hoje, no horário local (21h43 de ontem, no horário de Brasília).

As informações foram confirmadas pelo ministro do Interior do país, segundo a Al Jazeera. A província montanhosa de Abra foi a mais atingida pelo tremor, com registro de deslizamentos e colapso de casas.

A província fica em Luzon, a principal e mais povoada ilha das Filipinas. Já na capital do país, Manila, que fica no sul do território, a mais de 400 km da área mais atingida, houve registro de tremor em prédios mais altos.

Entre os mortos pelo fenômeno está um operário de construção de 25 anos em La Trinidad, capital da província de Benguet, que morreu quando o prédio de três andares em que ele trabalhava desabou, informou a polícia local. Sete outros trabalhadores escaparam ilesos.

Em Bangued, localizada em Abra, uma mulher de 23 anos morreu esmagada quando um muro desabou. Pelo menos 62 pessoas ficaram feridas na província.

Outra pessoa morreu no desabamento de uma obra em construção na província de Kalinga, onde pelo menos oito ficaram feridos, segundo a polícia.

Na cidade de Vigán, na província de Ilocos Sur, alguns edifícios do período colonial espanhol (1565-1898) foram danificados. Vídeos verificados postados no Facebook mostraram danos à histórica torre do sino de Bantay, uma atração turística bem conhecida.

Terremotos são frequentes nas Filipinas

As Filipinas são frequentemente atingidas por terremotos devido à sua localização no "Anel de Fogo" do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica que se estende do Japão ao sudeste asiático e à bacia do Pacífico.

O terremoto de hoje foi o mais forte do país em anos. Em outubro de 2013, um terremoto de magnitude 7,1 na ilha de Bohol, no centro do país, causou mais de 200 mortos e 400 mil desabrigados. Provocou deslizamentos de terra catastróficos e dezenas de milhares de casas e igrejas históricas foram destruídas e também mudou a paisagem da ilha.

*Com AFP