Topo

Esse conteúdo é antigo

Senadora australiana 'muda' juramento e chama Elizabeth II de colonizadora

01.ago.22 - Senadora australiana Lidia Thorpe se refere à rainha como colonizadora ao fazer juramento de fidelidade - Reprodução/Redes sociais
01.ago.22 - Senadora australiana Lidia Thorpe se refere à rainha como colonizadora ao fazer juramento de fidelidade Imagem: Reprodução/Redes sociais

Do UOL, em São Paulo

01/08/2022 14h05Atualizada em 01/08/2022 21h29

Lidia Thorpe, senadora indígena da Austrália, chamou a rainha Elizabeth II de "colonizadora" durante juramento diante de parlamentares na manhã de hoje. A leitura é parte da cerimônia de posse.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que a senadora caminha até o plenário do Senado com o punho direito erguido. Ela é orientada a repetir a frase escrita no cartão, mas inclui a palavra "colonizadora" para se referir à monarca.

Eu soberana, Lidia Thorpe, juro solene e sinceramente que serei fiel e mantenho verdadeira lealdade à colonizadora sua majestade, a rainha Elizabeth II.
Lidia Thorpe chama a rainha Elizabeth II de colonizadora durante juramento

No mesmo instante, ela é repreendida por colegas. Uma delas grita: "Você não é senadora se não fizer isso corretamente".

A presidente do Senado pede então que Lidia leia corretamente o juramento. A senadora ergue o braço novamente e é possível escutar um colega dizendo "Ninguém gosta disso".

Da segunda vez, Lidia lê o juramento de forma irônica, mas completa a formalidade. Veja o vídeo:

De acordo com a constituição australiana, todos os senadores e parlamentares devem jurar lealdade à rainha e seus herdeiros e sucessores antes de assumir cargos.

Thorpe é de origem aborígene, um povo indígena da Austrália —o país faz parte da organização Commonweatlh e ainda tem a rainha Elizabeth II como chefe de Estado.

Após o vídeo, a senadora comentou no Twitter: "Soberania nunca cedida".