Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia bombardeia prédios e mata 7 pessoas, diz Ucrânia; veja vídeo

Destroços de conjunto residencial atingido por ataques russos na cidade de Kharkiv - Vitalii Hnidyi/Reuters
Destroços de conjunto residencial atingido por ataques russos na cidade de Kharkiv Imagem: Vitalii Hnidyi/Reuters

Colaboração para o UOL*

18/08/2022 10h03Atualizada em 18/08/2022 10h18

A Rússia bombardeou, na madrugada de hoje, um prédio de apartamentos na cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, deixando sete pessoas mortas e outras 20 feridas, disseram autoridades da Ucrânia.

De acordo com reportagem da CNN Internacional, serviços de emergência afirmaram que o incêndio causado no prédio de três andares no distrito de Saltivka levou duras horas para ser controlado.

"Não há justificativa para esse tipo de ataque em Saltivka, em um prédio residencial. Este não é um alvo militar. Este é um ato de intimidação, genocídio", disse o prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, no Telegram.

Segundo o gabinete do prefeito, pelo menos quatro mísseis caíram na cidade nesta madrugada. Um deles teria atingido um dormitório no distrito de Slobidsky, matando uma pessoa e ferindo outras 18, disseram autoridades ucranianas.

Outro bombardeio com mísseis atingiu a cidade de Krasnograd, a 80 quilômetros ao sul de Kharkiv, e provocou duas mortes.

Visita do secretário-geral da ONU

Os bombardeios aconteceram no dia da visita à Ucrânia do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que deve se reunir com os presidentes ucraniano Volodymyr Zelensky e turco Recep Tayyip Erdogan em Lviv, oeste do país.

Na quarta-feira, Kharkiv já havia sido atingida por bombardeios que mataram sete pessoas, de acordo com as autoridades locais.

A apenas 40 quilômetros da fronteira russa, Kharkiv é alvo frequente de ataques do exército russo desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, mas não foi ocupada pelas tropas invasoras.

Centenas de civis morreram na região desde o começo da invasão, de acordo com as autoridades locais.

*Com informações da AFP