Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Otan pede inspeção 'urgente' da usina nuclear ucraniana controlada pela Rússia

4.ago.2022 - Um militar com uma bandeira russa em seu uniforme monta guarda perto da Usina Nuclear de Zaporizhzhia durante o conflito Ucrânia-Rússia fora da cidade de Enerhodar, controlada pela Rússia - REUTERS/Alexander Ermochenko/Foto de Arquivo
4.ago.2022 - Um militar com uma bandeira russa em seu uniforme monta guarda perto da Usina Nuclear de Zaporizhzhia durante o conflito Ucrânia-Rússia fora da cidade de Enerhodar, controlada pela Rússia Imagem: REUTERS/Alexander Ermochenko/Foto de Arquivo

17/08/2022 11h47

A Otan considera "urgente" que o órgão de controle nuclear da ONU realize uma inspeção da usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, que se encontra sob controle militar da Rússia, afirmou o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, nesta quarta-feira (17).

"É urgente autorizar uma inspeção por parte da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e garantir a retirada de todas as forças russas" do local, declarou Stoltenberg em coletiva de imprensa em Bruxelas.

A ocupação russa da usina de Zaporizhzha (no sul da Ucrânia) "representa uma ameaça séria para as instalações [e] aumenta o risco de um acidente ou um incidente nuclear", alertou.

A usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, foi tomada pelas tropas russas pouco depois do início da invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro.

Desde o final de julho, a região é alvo de bombardeios, que Moscou e Kiev se atribuem mutuamente.

A Ucrânia também acusa a Rússia de usar a usina como base para realizar ataques sobre áreas controladas por Kiev e como arsenal.