Policiais são flagrados socando e chutando suspeito nos EUA; vídeo é forte
Três policiais foram suspensos e estão sendo investigados no sul dos Estados Unidos após um vídeo que os mostra agredindo violentamente um homem em uma detenção no Arkansas viralizar.
Dois dos policiais são adjuntos do Gabinete do Xerife do Condado de Crawford, e o terceiro é um oficial do Departamento de Polícia de Mulberry, de acordo com a CNN.
O vídeo, que repercutiu nas redes sociais, foi gravado por um pedestre perto da cidade de Mulberry ontem. As imagens mostram os três agentes segurando um homem branco, dando joelhadas, chutando suas pernas e batendo seu rosto contra o chão de cimento.
"Isto é grave", diz alguém perto da câmera, que capta sua voz. Quando os pedestres tentam se aproximar dos policiais, um deles exige que se afastem.
Nesta segunda-feira, os três envolvidos foram identificados como Zack King e Levi White, do Condado de Crawford, e Thell Riddle, um policial da cidade de Mulberry. De acordo com a agência Reuters, King e White foram suspensos, enquanto o departamento de Mulberry colocou Riddle em licença administrativa enquanto aguarda uma investigação, informaram as agências em comunicados separados.
Atenção: as imagens são fortes
Este último incidente de brutalidade policial captado por uma câmara provocou indignação no país marcado pela morte de George Floyd, um homem negro asfixiado por um policial branco em Minneapolis em maio de 2020.
A violenta detenção ocorreu ontem, do lado de uma mercearia, segundo a polícia do estado do Arkansas, que disse que abriu uma investigação sobre o "uso da força" por parte dos agentes.
Gary Baxter, prefeito de Mulberry, anunciou que um dos oficiais foi colocado em "licença administrativa" até o resultado da investigação. Os outros dois, funcionários do condado de Crawford, também foram suspensos, segundo a polícia do Arkansas.
O homem que aparece sendo detido no vídeo é Randall Worcester, 27. Ele foi levado para o hospital antes de ser preso, de acordo com as autoridades. Segundo a CNN, Worcester está preso sob fiança de US$ 15 mil, cerca de R$ 77 mil na cotação atual.
Worcester é investigado por supostamente ter ameaçado um funcionário de um posto de gasolina em uma cidade vizinha, disse o xerife do condado de Crawford, Jimmy Damante, à afiliada da CNN KHBS.
Quando foi visto em Mulberry, Worcester inicialmente cooperou, mas depois tentou atacar os policiais.
Um policial sofreu ferimentos leves na cabeça durante a briga, disse o xerife à KHBS.
A emissora local 40/29 News informou que Worcester foi acusado de uma série de crimes que incluem agressão, assalto e resistência à prisão.
Damante não informou se ele estava armado.
*Com informações da AFP e Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.