Arqueólogos acham escultura de pênis de 45 cm em escavação na Espanha
Um grupo de arqueólogos encontrou um pênis de 45 centímetros de comprimento esculpido em uma parede durante uma escavação em El Higuerón, no sul da Espanha.
Segundo o jornal El País, essas representações eram comuns em lugares como a Roma antiga, já que eram considerados "símbolos de boa sorte e arautos de presságios favoráveis". Acontece que, pelo tamanho da escultura, ela não é considerada comum.
Esse tipo de arte era associado pelas religiões pagãs como símbolo de fecundidade natural e representavam o deus da fertilidade Fascinius, que afastava a inveja e o mau-olhado. A escultura em formato de pênis era comum em casas e acampamentos militares da época.
Andrés Roldán, diretor da escavação e especialista da Universidade de Extremadura, explicou que esse pênis é "extraordinariamente grande". "Era comum colocá-los nas fachadas das casas, e os soldados carregavam pequenos amuletos fálicos (formato de pênis) como símbolos de virilidade. Estamos pesquisando se uma escultura de dimensões semelhantes foi encontrada anteriormente".
As escavações na área onde a escultura foi encontrada começaram na década de 1960, em que eles descobriram o primeiro povoado ibérico datado do século 5 a.C. A conquista romana mais tarde destruiu parte do local.
Roldán relatou que o local onde o povoado morava foi demolido e usaram a estrutura para a construção dos edifícios. "Os vários edifícios ibéricos da região, como o de Nueva Carteya, foram construídos em pontos topográficos estratégicos e sugerem uma história muito mais complexa do que se poderia esperar desses sítios arqueológicos."
Para preservar o local, que era muito visado pelos visitantes locais por causa da descoberta recente do pênis, o município de Nueva Carteya adquiriu o terreno onde se encontra a estrutura ibero-romana. O governo pretende patrocinar mais pesquisas e criar um museu para expor o espólio arqueológico, incluindo a escultura pélvica em que pouco se sabe, além de suas "grandes" dimensões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.