Topo

Esse conteúdo é antigo

Peixe 'camuflado' capaz de provocar desmaios causa alerta no Reino Unido

Peixe-aranha se esconde na areia para buscar presas, mas pode causar dor intensa em quem pisar nos seus ferrões - Media Wales/Reprodução de vídeo
Peixe-aranha se esconde na areia para buscar presas, mas pode causar dor intensa em quem pisar nos seus ferrões Imagem: Media Wales/Reprodução de vídeo

Do UOL, em São Paulo

28/08/2022 04h00Atualizada em 28/08/2022 09h54

Um peixe capaz de fazer pessoas desmaiarem pela dor causada pelo seu veneno fez as autoridades britânicas emitirem um alerta para banhistas que circulam nas praias de Wales, Plymouth, Cornwall e Kent.

Na região, a presença de peixes-aranha (weever fish, em inglês), já causou ocorrências com banhistas e surfistas, com ferimentos doloridos e episódios de desmaios por conta da toxina liberada pelo ferrão do animal.

Os animais da espécie têm costume de "se enterrar" na areia para se camuflar e buscar presas e, ao serem pisados por pessoas desavisadas, liberam um veneno potente por pequenos ferrões.

Veneno não mata, mas causa dor intensa em humanos. "A reação depende do tamanho do peixe, da forma como o banhista pisa nele e de como o corpo reage ao veneno", afirmou Beau Gilet, supervisor do centro de salva-vidas britânico, em entrevista ao tabloide Daily Star.

Segundo o governo britânico, o efeito do veneno do animal pode durar entre 12 e 24 horas e é particularmente forte em crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde.

A recomendação do órgão é de que quem estiver nessa "área de risco" e for atingido pelo animal procure auxílio médico.

Usar sapatos e arrastar o pé. A orientação emitida para banhistas é de que sapatos apropriados para a água sejam usados e que todos "arrastem" os pés para se locomover dentro d'água, o que espanta os animais.

Peixes-aranha podem chegar aos 30 centímetros de comprimento - padstowsealifesafaris/Reprodução - padstowsealifesafaris/Reprodução
Peixes-aranha podem chegar aos 30 centímetros de comprimento
Imagem: padstowsealifesafaris/Reprodução

O órgão também disse que aqueles que forem vítimas do animal devem lavar o pé com água "muito quente" por pelo menos meia hora, o que diminuiria a presença do veneno no local.

Não tocar os ferrões. Também há recomendação para que os ferrões presos aos pés dos banhistas não sejam tocados e sejam retirados com equipamentos como pinças e tesouras.

Os peixes da espécie podem chegar aos 30 centímetros de comprimento e, por terem uma cor semelhante à da areia, não costumam ser detectados com facilidade a olho nu. Eles são considerados "comuns" em regiões costeiras do Reino Unido e em outras partes do Mar do Norte e no Oceano Atlântico leste.