Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre Camilo, filho de Che Guevara, diz presidente de Cuba

Camilo Guevara - Reprodução/@DiazCanelB
Camilo Guevara Imagem: Reprodução/@DiazCanelB

Colaboração para o UOL

30/08/2022 09h14Atualizada em 30/08/2022 11h35

Morreu Camilo Guevara, filho do guerrilheiro argentino Ernesto "Che" Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana ao lado de Fidel Castro. A informação foi divulgada pelo presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, em suas redes sociais.

"Com profundo pesar nos despedimos de Camilo, filho de Che e promotor de suas ideias, como diretor do Centro Che, que preserva parte do extraordinário legado de seu pai. Abraços para sua mãe, Aleida, sua viúva e filhas, e toda a família Guevara March", escreveu o presidente.

Segundo a emissora pan-arabista Al Mayadeen, o filho mais velho de Che sofreu um derrame durante uma viagem à Venezuela. Ele tinha 60 anos, informou a emissora.

A imprensa local de Cuba diz que Camilo Guevara mantinha um relacionamento com Suylén Milanés, falecida recentemente, com quem teve uma filha, Camila.

Filho de 'Che' já visitou o Brasil. Em 1997, Camilo veio ao Brasil pela primeira vez para receber homenagens pelo 30º aniversário de morte do pai. Apesar da ocasião, o jornal Folha de São Paulo noticiou que ele estava "irritado" durante a visita.

Na ocasião, Camilo evitou citar a figura paterna. "Eu só vim aqui receber uma medalha, que aliás nem está em meu nome", comentou. Ele se recusou a admitir que o fato de ser filho do mais famoso guerrilheiro do século o torna alvo de interesse.