Topo

Esse conteúdo é antigo

Zelensky quer apoio de Liz Truss para 'impedir esforços destrutivos' russos

Presidente Volodymyr Zelensky, em pronunciamento  - VIACHESLAV RATYNSKYI/REUTERS
Presidente Volodymyr Zelensky, em pronunciamento Imagem: VIACHESLAV RATYNSKYI/REUTERS

Do UOL*, em São Paulo

05/09/2022 17h56Atualizada em 05/09/2022 17h56

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse esperar que a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, ajude a Ucrânia a "impedir os esforços destrutivos" da Rússia. O presidente ucraniano também afirmou estar "ansioso" para cooperar com a nova líder do Reino Unido - um dos principais países de apoio de Kiev na Europa.

"Mal posso esperar pela cooperação com a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Nós, na Ucrânia, a conhecemos bem: ela sempre esteve do lado certo da política europeia", declarou.

A secretária de Relações Exteriores foi escolhida como nova premiê para substituir Boris Johnson, que renunciou no início de julho. Liz Truss será a terceira mulher ocupar o cargo. Antes dela, passaram pelo posto Theresa May (2016-2019) e Margaret Thatcher (1979-1990).

A deputada foi escolhida pelos membros do Partido Conservador, que votaram em todo o Reino Unido. Ela disputou a vaga com o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak.

Boris Jhonson viajou três vezes à Ucrânia desde o início da invasão russa. Sua última viagem a Kiev foi uma visita surpresa em 24 de agosto, no dia da Independência ucraniano. Na ocasião, Zelensky lhe entregou a "Ordem da Liberdade", a mais alta condecoração ucraniana que se pode conceder a um estrangeiro.

* Com informações de AFP e ANSA