Topo

Rainha por acidente: como Elizabeth 2ª chegou ao trono após renúncia do tio

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/09/2022 14h59

A notícia da morte da rainha Elisabeth 2ª provocou comoção no mundo hoje. Elizabeth assumiu o trono real britânico em 1952, há 70 anos, mas de uma forma inesperada. Em participação no UOL News, pouco antes da divulgação da notícia, o historiador Bruno Biasetto relembrou a trajetória da Rainha até chegar ao posto que ocupa hoje.

"Ela não cresceu esperando que ela fosse ser rainha. Era para o tio dela ter sido rei, e para os filhos do tio terem sido os futuros reis e rainhas. Acho que há esse fato de que ela foi preparada no improviso e no infortúnio. O infortúnio marcou a vida dela duas vezes. Quando o tio abdicou e quando o pai morreu de forma precoce. A gente não pode esquecer que pai não tinha nem 60 anos quando morreu, o que na época para o padrão de vida da Inglaterra era um absurdo, um monarca morrer de forma tão precoce", disse.

<embeduol component="gallery-embed" path="2022/09/08/rainha-elizabeth-2.json">Rainha Elizabeth 2ªembeduol>

Biasetto também destacou que o "acidente" por ter se tornado rainha também foi preponderante para a formação de sua personalidade à frente da monarquia, marcada principalmente pela empatia.

"Esse fato de que ela teve que ser trazida para o centro dos eventos, meio que de surpresa, acabou gerando uma personalidade que tentou-se buscar uma falta de preparação inicial pela empatia. Então houve um equilíbrio sempre entre a função do monarca e a função geral de governar e fazer as funções protocolares. Ela conseguiu atingir esse bom equilíbrio entre uma coisa e outra. Manter elementos mágicos da realeza, com questões mais práticas de modernidade como empatia e simpatia".

Rainha Elizabeth 2ª: BBC prepara há 25 anos como será a cobertura do funeral, conta jornalista

"Conversei recentemente com uma pessoa que disse que a própria BBC prepara há 25 anos como vai ser a cobertura do funeral da rainha. Tudo tem seu significado", disse a jornalista Vivian Oswald durante participação no UOL News.

Ela também afirmou que há, inclusive, regras a serem seguidas pelos apresentadores da emissora. "O próprio apresentador da BBC que está ao vivo neste momento está de paletó preto, de gravata preta e de camisa branca. É como ele precisa estar no momento em que talvez tenha que fazer o anúncio grave de uma notícia solene como essa", explicou.

Rainha Elizabeth 2ª: Charles é despreparado e não é capaz de apaziguar, diz historiador

"Não consigo ver o Charles como uma figura capaz de apaziguar sequer a política inglesa entre conservadores e trabalhistas ou diferentes facções do Partido Conservador. Acho ele uma pessoa despreparada para dizer o mínimo para exercer esse papel".

O historiador Bruno Biasetto também apontou a primeira-ministra Liz Truss como despreparada, prevendo um cenário de instabilidades para o Reino Unido.

"Acho a Liz Truss extremamente pouco provada e despreparada, em um contexto dificílimo de inflação e economia exposta. (...) sou um pouco pessimista com relação às coisas que podem acontecer".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: