Topo

Esse conteúdo é antigo

Mundo tem 2,5 milhões de vezes mais formigas do que humanos, diz estudo

Formiga-cortadeira do gênero Atta. Uma colônia pode chegar a ter até 3 milhões de indivíduos. Foto: Victor Rault - Victor Rault
Formiga-cortadeira do gênero Atta. Uma colônia pode chegar a ter até 3 milhões de indivíduos. Foto: Victor Rault Imagem: Victor Rault

Do UOL, em São Paulo

21/09/2022 00h04Atualizada em 21/09/2022 08h06

A população de formigas no mundo é 2,5 milhões de vezes maior do que a de humanos, totalizando quatro quatrilhões de insetos do tipo na Terra. A estimativa é resultado de um estudo publicado ontem na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

A pesquisa foi realizada por uma equipe de especialistas da Austrália, Alemanha e Hong Kong. O grupo analisou 489 estudos de todos os continentes para organizar a média dos insetos.

O estudo também estimou que a massa total de formigas no planeta é de 12 megatoneladas, o que, de acordo com um dos responsáveis pelo estudo, Mark Wong, da Universidade da Austrália Ocidental, é maior do que a soma de todos os pássaros e mamíferos selvagens do mundo.

"Descobrimos que há, literalmente, toneladas de formigas na Terra. Isso mostra o valor ecológico que elas têm", afirmou o especialista em posicionamento publicado pela universidade.

A análise também mostrou que a população de formigas é maior perto dos trópicos, uma das regiões que sente os maiores impactos dos danos causados pelos humanos à natureza, e que a movimentação de sementes e terra feitas por elas ressalta o papel ecológico da espécie na Terra.

"Elas também têm uma grande influência na manutenção do ciclo de nutrientes da terra, movendo cerca de 13 toneladas de massa de solo por hectare todos os anos", afirmou o líder do estudo, o pesquisador Patrick Schultheiss, biólogo da universidade de Würzburg, na Alemanha.