Pantera-negra rara é flagrada por fotógrafo amador em caçada: 'Bela jovem'
Um fotógrafo amador conseguiu capturar a imagem de uma rara pantera-negra durante uma caçada noturna em Laikipia, no Quênia.
Steve Darling, 74, estava em um safári pelas reservas da região no início de setembro, quando se deparou com o animal imponente, que caçava um pequeno antílope.
A fêmea foi nomeada Giza, que em suaíli significa escuridão, devido às aparições noturnas da pantera pela selva africana.
Em entrevista ao jornal inglês Daily Mail, Steve Darling explicou que estava acompanhado de um grupo e voltava para o acampamento onde estava hospedado. O objetivo deles era localizar um leopardo.
No entanto, quando chegaram em determinado trecho do trajeto, todos foram surpreendidos com a chegada de Giza.
"Ela habita os arredores do rio Ewaso Narok e atravessa a margem para caçar. É uma bela jovem fêmea, não muito tempo depois de ter deixado sua mãe, de cor normal, que também estava nas proximidades", descreveu o fotógrafo.
"Giza abriu caminho através do mato, matou com facilidade um dik-dik [antílope] e subiu em uma acácia [árvore] para fazer a refeição", completou.
Darling também contou que a pantera-negra permaneceu aproximadamente duas horas em cima da acácia saboreando a refeição. Depois de satisfeita, ela desceu e retornou para a mata.
"Como pode imaginar, não é fácil fotografar um leopardo preto à noite usando holofotes, e fiquei muito satisfeito quando os resultados ficaram disponíveis", disse. "Infelizmente, a chuva forte nas montanhas fez com que o rio transbordasse e Giza não pôde atravessar para outras áreas acessíveis para nós", finalizou.
As panteras-negras só diferem de outros leopardos na cor da pelagem, uma variação genética conhecida como melanismo.
Aqueles que têm a pelagem escura tornam-se mais aptos para sobreviver e se reproduzir em seu ambiente, pois conseguem se camuflar com facilidade. Isso traz também uma grande vantagem para esses predadores durante a caça noturna.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.