Explosão destrói parte de ponte que liga a Rússia à Crimeia; veja
Uma explosão seguida de um incêndio destruiu, neste sábado, parte de uma ponte que liga a Rússia à península da Crimeia, território ucraniano controlado pelo governo russo desde 2014. Segundo o governo russo, o ataque deixou três mortos, mas o trânsito já foi parcialmente retomado no local.
As autoridades russas afirmam que um caminhão explodiu e provocou um grande incêndio, colocando em chamas sete tanques de um trem que transportava combustível. Com o impacto, duas pistas para carros foram derrubadas.
Nem o governo da Rússia nem o da Ucrânia assumiram a autoria do ataque, mas autoridades ucranianas comemoraram a explosão nas redes sociais. A obra é estratégica para o governo russo, porque serve para o transporte de pessoas e suprimentos do território russo para a Crimeia, que foi anexada há 8 anos pelo governo de Vladimir Putin.
Quem explodiu a ponte? A ponte atingida pelas explosões neste sábado liga o território russo à península da Crimeia, que pertencia à Ucrânia mas foi anexada por Putin em 2014. A obra foi inaugurada em 2018, para consolidar o domínio da Rússia sobre a região.
Oficialmente, o governo ucraniano não assumiu a autoria do ataque. Várias autoridades do país, todavia, comemoraram a explosão da ponte nas redes sociais, inclusive Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente Volodymyr Zelensky, e Emine Dzheppar, vice-ministra de negócios estrangeiros do país.
Mykhailo Podolyak, conselheiro do chefe de gabinete, publicou no Twitter uma imagem da ponte destruída com os dizeres: "Tudo ilegal deve ser destruído, tudo roubado deve ser devolvido à Ucrânia, tudo ocupado pela Rússia deve ser expulso". Mais tarde, porém, ele divulgou outra mensagem, sugerindo que os russos estariam por trás do incidente.
Já o serviço postal da Ucrânia anunciou no Twitter e em seu site oficial o lançamento de um selo comemorativo sobre a explosão. O selo mostra os personagens Jack e Rose, protagonistas do filme Titanic, à frente da ponte em chamas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.