Topo

Esse conteúdo é antigo

Zelensky diz que mundo 'precisa agir para impedir ameaça nuclear da Rússia'

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky  - VIACHESLAV RATYNSKYI/REUTERS
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky Imagem: VIACHESLAV RATYNSKYI/REUTERS

Colaboração para o UOL, em Maceió

07/10/2022 20h23

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de começar a "preparar" seus cidadãos para o possível uso de armas nucleares em meio à guerra travada entre os dois países. O líder ucraniano afirmou que o mundo "precisa agir" para impedir a ameaça nuclear russa.

"Eles começam a preparar sua sociedade. Isso é muito perigoso. Eles não estão prontos para fazer isso, para usar o arsenal. Mas começam a se comunicar", disse Zelensky em entrevista à BBC.

Conforme Zelensky, "Moscou já deu um passo ao ocupar a usina nuclear de Zaporizhzhia", e agora cabe aos demais países agirem "urgentemente" para conter as ações dos ocupantes russos por meio de um "pacote de sanções", a fim de que o Kremlin "deixe a usina nuclear".

Na última quarta-feira (5), o presidente da Rússia Vladimir Putin assinou um decreto para apropriar a usina nuclear de Zaporizhzhia, localizada ao sul da Ucrânia, e a maior do tipo na Europa.

A usina se tornou se um dos principais motivos do conflito travado entre os países desde fevereiro e acendeu o alerta sobre uma possível guerra nuclear no mundo.

Após a nacionalização de Zaporizhzhia por Moscou, o diretor da agência atômica da ONU (Organização das Nações Unidas), Rafael Grossi, pediu para que seja feita uma zona de segurança ao redor da usina, e reafirmou que Zaporizhzhia é de propriedade ucraniana.

Ontem, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden pontuou que o mundo está sob a ameaça de um "Armagedon" nuclear pela primeira vez desde a Guerra Fria.

"Não enfrentamos um possível Armagedon desde Kennedy e a crise dos mísseis [de Cuba em 1962]", falou Biden, ressaltando que Putin "não está brincando" quando ameaça usar armas nucleares para continuar sua invasão da Ucrânia.