Jovem vê comentário no Facebook e decide doar rim para desconhecido
Heather Schaefer estava utilizando o Facebook quando se deparou com um pedido de ajuda e decidiu doar um de seus órgãos a um desconhecido. O fato aconteceu em 2021, quando Toshira Maldonado-McIntosh, da cidade de Cape May, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, comentou em uma publicação sobre o estado de saúde de seu marido.
O rim de Roy McIntosh foi danificado por insuficiência renal e sua condição foi ainda mais complicada por um terrível surto de Covid-19 em 2020.
Roy já estava no estágio três de insuficiência renal quando foi infectado pelo novo Coronavírus, e a doença danificou ainda mais seus rins. Ele precisava desesperadamente de um novo órgão para evitar uma vida inteira de hemodiálise, mas nenhum de seus familiares era compatível.
Sua esposa Toshira publicou um desabafo nas redes sociais e se deparou com um conteúdo perguntando o que ela gostaria que Deus trouxesse para ela no ano novo. Ela respondeu com total honestidade: pediu para que um doador com sangue tipo B se apresentasse e salvasse a vida de seu marido.
A mais de 3 mil quilômetros de distância, em Grapevine, estado do Texas, a esposa de um militar e mãe de dois filhos, Heather Schaefer, também estava olhando para o Facebook. Ela viu o post e notou o comentário de Toshiba, que instantaneamente chamou sua atenção.
"Senti um aperto no meu coração que a mensagem dela era para mim", disse Heather.
Ela enviou uma mensagem para Toshiba para dizer que se sentiu tocada pela história deles. A esposa de Roy pensou que aquela mensagem seria boa demais para ser verdade, mas seu instinto lhe disse para confiar na moradora do Texas. Então enviou uma foto do cartão de visita do médico renal para a possível doadora, que ligou para eles e deu o pontapé inicial.
Após alguns meses de testes, Heather foi aprovada como doadora de órgãos viva para Roy. Em 8 de junho, o rim saudável da jovem foi removido no Texas e imediatamente levado para o Hospital Virtua Our Lady de Lourdes, na cidade de Camden, Nova Jersey, onde o paciente estava esperando. As cirurgias ocorreram sem problemas e o novo rim começou a funcionar imediatamente, sem rejeição posterior.
A saúde e a resistência de Roy melhoraram imediatamente e ele afirma se sentir 20 anos mais jovem após a operação. Meses depois, os dois finalmente tiveram a chance de se encontrar quando a doadora viajou para Nova Jersey. Ela se recuperou totalmente de sua cirurgia, e, hoje, um de seus rins faz o trabalho de dois. Os cirurgiões de transplante dizem que as doações vivas proporcionam o melhor resultado para os pacientes.
Como forma de agradecimento, a família de Roy presenteou a jovem com um colar, mas disse que a atitude tem valor inestimável.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.