Idosa leva golpe e perde R$ 160 mil ao 'ajudar' astronauta a voltar à Terra
Uma mulher de 65 anos da cidade de Higashi-Omi, no Japão, foi vítima de um golpe e perdeu 4,4 milhões de ienes (cerca de R$ 160 mil). Ela repassou o valor a uma pessoa que dizia ser um astronauta russo. Segundo a emissora de TV Asahi, ele enviou mensagens românticas à vítima, dizia estar apaixonado por ela e precisava de ajuda para voltar do espaço.
Nas conversas, o golpista afirmou que estava trabalhando na Estação Espacial Internacional, mas precisava de ajuda financeira para retornar à Terra, porque "queria começar a vida no Japão".
Além disso, ele pediu para ela enviar dinheiro sob o pretexto que precisava cobrir "despesas de férias de uma semana", "despesas de foguete para retornar à Terra" e "taxas de pouso para a Terra e o Japão", entre outras justificativas.
Mas a conversa também incluía gestos românticos: "Você quer se casar comigo quando eu chegar ao Japão?", além de declarações e juras de amor.
A vítima recebeu as mensagens em redes sociais como Instagram e o LINE, um aplicativo de mensagens japonês, e acreditava viver um romance.
Por isso, transferiu a quantia, divididas em cinco parcelas, pagas de 19 de agosto a 5 de setembro.
No entanto, os pedidos não paravam e suposto astronauta aumentou a quantidade de dinheiro pedido. Desconfiada, a idosa procurou a polícia.
A polícia está investigando o caso como um "golpe de romance internacional", no qual a vítima é enganada devido a sentimentos românticos que foram induzidos, informou o jornal Yomiuri Shimbun.
"Acreditei nos nomes de instituições reais, como NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) e JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial)", disse a vítima em depoimento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.