Topo

Esse conteúdo é antigo

Dois pilotos morrem em queda de jato russo sobre residência na Sibéria

O incêndio provocado pela queda do avião se espalhou por uma área de 200 metros - Reprodução/Redes Sociais
O incêndio provocado pela queda do avião se espalhou por uma área de 200 metros Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL

23/10/2022 13h18

Dois pilotos morreram depois que um jato russo que realizava um voo de teste caiu hoje sobre um imóvel de dois andares na cidade de Irkutsk, que fica no sul da Sibéria, na Rússia.

O incidente ocorre dias depois de um jato militar cair em um bloco de apartamentos na cidade russa de Yeysk, matando mais de uma dúzia de pessoas, incluindo crianças.

"Um avião da categoria Su atingiu um imóvel de dois andares em Irkutsk, na rua Przhevalskogo", disse o governador Igor Kobzev nas redes sociais. O departamento local do Ministério de Emergências informou que o acidente, envolvendo um avião, modelo Su-30, ocorreu "durante um voo de teste" realizado neste domingo (23).

Kobzev disse mais tarde que dois pilotos morreram no acidente, mas os moradores locais saíram ilesos. Autoridades disseram que não havia ninguém na residência no momento da queda da aeronave, segundo apurou o site de notícias The Economic Times.

Ele postou um vídeo do imóvel, que descreveu como uma "casa particular para duas famílias, de 100 metros quadrados". As imagens mostram muita fumaça saindo da residência. O fogo se espalhou por uma área de 200 metros.

Bombeiros estiveram no local, trabalhando para conter o incêndio. O Comitê de Investigação da Rússia, que investiga grandes crimes, disse em comunicado que abriu um processo para apurar o que chamou de "violação das regras de segurança e operação do transporte aéreo"

Segundo informações obtidas pela EuroNews, Irkutsk é um importante centro industrial com mais de 600 mil habitantes no leste da Sibéria e abriga uma fábrica de aviões que produz os caças Su-30.

O Su-30 é um caça Supersônico, bimotor, de dois lugares, lançado em 1992. A aeronave é um componente-chave da força aérea russa, que tinha mais de 100 jatos Su-30 operacionais antes de sua invasão à Ucrânia em fevereiro. Não se sabe ainda se o jato que caiu hoje era uma das variantes mais modernas do Su-30.

O acidente ocorreu menos de uma semana depois que outro avião de guerra caiu perto de um prédio de apartamentos no Sudoeste da Rússia e explodiu em uma bola de fogo gigante, matando 15 e ferindo outros 19.