Topo

Esse conteúdo é antigo

Alunos usam 'chapéus anticola' em provas de universidade nas Filipinas

Os aparatos criados pelos alunos de uma universidade filipina acabaram estimulando ainda mais o estudo   - Reprodução/Facebook/Mary Joy Mandane-Ortiz
Os aparatos criados pelos alunos de uma universidade filipina acabaram estimulando ainda mais o estudo Imagem: Reprodução/Facebook/Mary Joy Mandane-Ortiz

Colaboração para o UOL

24/10/2022 18h34

Alunos de engenharia de uma universidade nas Filipinas criaram "chapéus anticola", que são usados durante os exames e provas, para evitar a famosa "espiadinha" sobre o ombro do colega de classe. A iniciativa se tornou um sucesso e já começa a ser copiada por outras universidades e escolas do país.

Estudantes da Bicol University College of Engineering, na cidade de Legazpi, foram estimulados por uma professora a criar e usar chapéus projetados para evitar que eles espiassem as provas de seus colegas.

"Eu disse que é uma boa ideia lembrá-los de não trapacear e manterem-se íntegros. Embora eu ainda acredite que, mesmo que não haja nenhum chapéu anticola, eles devem ser honestos. Mas a criatividade realmente vem dos alunos. Fiquei feliz e surpresa com a criatividade deles", escreveu a professora de engenharia mecânica Mary Joy Mandane-Ortiz, em seu perfil no Facebook.

Os alunos aderiram à ideia da professora, criando engenhocas caseiras com papelão reciclado, caixas de ovos e outros itens. Um rapaz criou próprios óculos usando tubos de papel. Outros vestiram chapéus, capacetes e até máscaras de Halloween.

Mary Joy disse que foi inspirada por uma técnica que teria sido usada na Tailândia nove anos atrás. Em 2013, estudantes universitários em Bangcoc foram flagrados fazendo provas enquanto usavam folhas de papel coladas na lateral da cabeça para bloquear a visão.

Mas a professora queria ir além e deu a ideia aos alunos de que criassem seus próprios aparatos. O resultado foi tão inusitado que ela começou a postar fotos de seus alunos em suas redes sociais.

A iniciativa fez sucesso e, além de se tornar pauta principal em jornais, TVs e sites locais, ainda tem estimulado outras universidades a seguir o exemplo, visando reprimir a trapaça durante as provas.

À BBC, Mary Joy disse que seus alunos tiveram um desempenho melhor este ano, após a implantação da novidade. Eles acabaram motivados, pelas rigorosas condições do exame, a estudar muito.

"Estou muito feliz porque esse chapéu criativo teve um bom impacto sobre eles, O exame de meio período do curso de engenharia é assustador, estressante. Mas por causa dessa restrição, imposta de forma divertida, eles estão felizes em fazer o exame", acrescentou.