Topo

Esse conteúdo é antigo

Depois de tomate em Van Gogh, Monet recebe purê de batata em protesto

Os ativistas arremessaram purê de batata na obra de Monet e depois colaram suas mãos na parede da galeria - Reprodução/Redes Sociais
Os ativistas arremessaram purê de batata na obra de Monet e depois colaram suas mãos na parede da galeria Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL

23/10/2022 18h44

Ativistas do grupo alemão Letzte Generation (Última Geração) atiraram purê de batata em um quadro do pintor francês Claude Monet, em exposição no Museu Barberini, em Potsdam, ao sul de Berlim. A cena foi gravada em vídeo e postada nas redes sociais.

A pintura de Monet, da série "Les Meules" (Palheiros, 1889-1891) foi o alvo escolhido pelos ativistas. Mesmo com a presença de seguranças, um casal de jovens arremessou a substância amarelada na direção da obra. Em seguida, colaram suas mãos na parede e discursaram.

Segundo o grupo, o protesto é contra a inação política diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

"Estamos em uma catástrofe climática", disse a ativista aos visitantes do museu. "Tudo que você tem medo é de sopa de tomate ou purê de batatas em uma pintura. Você sabe do que eu tenho medo? De quando a ciência diz que não poderemos alimentar nossas famílias até 2050".

A porta-voz do museu, Carolin Stranz, disse que a pintura estava protegida por vidro, então não sofreu nenhum dano. A obra está na exposição permanente do Barberini e vem da coleção do doador e multibilionário Hasso Plattner.

O homem e a mulher, identificados apenas como Benjamin e Mirjam, foram detidos pela polícia alemã logo após o protesto e levados para uma delegacia para prestar depoimento.

Essa não é a primeira vez que os ativistas do movimento Última Geração realizam esse tipo de protesto. Em agosto, dois ativistas se colaram a uma obra de Lucas Cranach, o Velho, na Galeria de Imagens de Berlim, e à mundialmente famosa "Madona Sistina" de Rafael, em Dresden. Houve ações semelhantes em Florença e Londres.

Tomate em Van Gogh. Há pouco mais de uma semana, ativistas ambientais do Just Stop Oil (Parem com o Petróleo) jogaram sopa de tomate na obra "Girassóis", de Vincent van Gogh (1888), em exposição na National Gallery, em Londres, e exigiram que a Grã-Bretanha interrompesse novos projetos de petróleo e gás. O quadro foi levemente danificado.

Em julho, ativistas desse colaram as mãos à moldura do quadro "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, na Royal Academy of Arts de Londres; e ao quadro "The Hay Wain", de John Constable, na National Gallery.