Topo

Esse conteúdo é antigo

Menino de 8 anos é o mais jovem a escalar montanha gigante nos EUA

Sam Baker, 8, o alpinista mais jovem a vencer os 910 metros da escarpa rochosa do El Capitan  - Reprodução/Redes Sociais
Sam Baker, 8, o alpinista mais jovem a vencer os 910 metros da escarpa rochosa do El Capitan Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL

30/10/2022 15h37

Um menino de oito anos se tornou a pessoa mais jovem a vencer a íngreme escarpa rochosa do El Capitan, no parque nacional de Yosemite, nos EUA. A experiência mudou a vida do garoto, segundo afirmou seu pai, Joe Baker, que o acompanhou na escalada, encerrada ontem.

Sam "Adventure (Aventura)" Baker iniciou a subida do penhasco com seu pai na terça-feira. Para realizar o feito, a dupla contou com uma equipe de outras duas pessoas. A subida foi realizada durante o dia e as noites foram passadas em estruturas provisórias, parecidas com redes, na face da rocha.

"Estou tão orgulhoso de Sam. Ele se tornou o mais jovem alpinista a subir, com o auxílio de cordas, o El Capitan. Em alguns anos ele pode estar de volta, quebrando mais recordes", escreveu Joe Baker em um post no Facebook.

A mãe de Sam, Ann Baker, disse à CNN que apoiou as aventuras do filho. "Ele parece muito feliz por estar lá em cima e os ânimos estão altos", brincou.

Subir o El Capitan, uma formação rochosa que se eleva 910 metros acima do vale de Yosemite, é uma tarefa desafiadora até mesmo para os alpinistas mais experientes e um objetivo favorito por muitos na comunidade global de escalada, segundo Joe Baker.

Em 2019, Selah Schneiter, 10, escalou a montanha, estabelecendo, à época, o recorde da pessoa mais jovem a fazê-lo.

No entanto, segundo o tabloide inglês The Guardian, as realizações das duas crianças não são isentas de controvérsia.

Alguns alpinistas dizem que o método conhecido como "jugging" - ou subida por corda - não é uma escalada verdadeira, pois o alpinista usa a corda para subir, não interagindo muito com a face da rocha.

O jornal norte-americano San Francisco Chronicle relatou que um alpinista de longa data de Yosemite que monitora as pessoas subindo ao El Capitan disse que os dois recordes não passariam de "uma farsa publicitária".

"Os próprios guias do parque fazem tudo o que eu vi. É por isso que não é uma escalada", disse Tom Evans ao jornal.

Primeira rota aos 3 anos

Mas a família Baker parece não ligar nem um pouco para as críticas. "Esta aventura já está mudando a vida de nós dois", afirmou o pai de Sam. "Enquanto descemos, contei a Sam sobre seu próximo grande objetivo. Ele estava curioso sobre qual poderia ser. Já avisei que vai ser mais difícil ainda".

Segundo o jornal local The Union Democrat, Sam cresceu no Colorado e já fez seu nome nos grupos de escalada. Ele tinha apenas três anos quando completou sua primeira rota no Garden of the Gods, em Colorado Springs. Ele tinha quatro anos quando escalou, com o pai, mais de 396 metros para subir o Second Flatiron nos arredores de Boulder, Colorado.

Quando tinha sete anos, Sam escalou o Lost Arrow Spire, em Yosemite Valley. Antes de completar oito anos, Sam escalou o Fairview Dome e o Eichorn Pinnacle, acima de Tuolumne.