Parque dos EUA pede que turistas não lambam sapo para ter 'barato'
Autoridades dos Estados Unidos estão pedindo para que os visitantes de seus parques no Colorado não tentem lamber o sapo do deserto de Sonora (Bufo alvarius), que desperta interesse por possuir uma toxina psicodélica. Em um aviso publicado nas redes sociais, os turistas foram avisados sobre os efeitos colaterais de tentar obter a substância por contato direto com o animal.
O NPS, Serviço Nacional de Parques do país, afirmou que a substância alucinógena liberada pelo animal, a 5-MeO-DMT, pode causar fortes enjoos em contato com o corpo humano. Além disso, a ação também representa um grande risco à população de sapos, já que muitos deles acabam morrendo após serem lambidos.
"Aqui está o conteúdo que ninguém pediu, mas que nós precisávamos oferecer. Esses sapos têm glândulas proeminentes que secretam uma toxina potente. Ela pode causar enjoos se você pegar o sapo com as mãos ou colocar o veneno na boca", detalhou o post do NPS, feito na terça (1).
Entre as características marcantes do sapo do Colorado estão seu coaxado "fraco e baixo" e a glândula que libera a substância tóxica, que fica atrás de seus olhos, segundo a CNN.
Para causar efeitos no corpo humano, a toxina que ele libera precisa ser cristalizada antes de ser ingerida, quando passa a ser classificada como uma droga psicodélica de nível 1 pelo governo dos Estados Unidos, causando euforia e "fortes alucinações auditivas".
Na escala das autoridades locais, esse nível inclui psicodélicos que não têm uso medicinal e com grande potencial de uso abusivo, como a heroína, o ecstasy e o LSD. Quando o assunto são os efeitos em animais, a toxina é capaz de matar um cachorro de grande porte, de acordo com dados do Museu do Deserto de Sonora, no Arizona.
"Como nós alertamos sobre a maior parte das coisas presentes em um parque nacional, sejam elas uma casca de banana, um cogumelo estranho ou um sapo grande com olhos que brilham no escuro: por favor, evite lamber", completou a nota do NPS.
A 5-MeO-DMT é um derivado da DMT (dimetiltriptamina), uma substância encontrada em pequena quantidade no cérebro humano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.