Topo

Esse conteúdo é antigo

Colisão em show de aviões da 2ª Guerra Mundial deixa seis mortos nos EUA

Uma colisão em uma apresentação aérea envolvendo duas aeronaves usadas na Segunda Guerra Mundial deixou seis pessoas mortas ontem nos EUA - Reprodução
Uma colisão em uma apresentação aérea envolvendo duas aeronaves usadas na Segunda Guerra Mundial deixou seis pessoas mortas ontem nos EUA Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/11/2022 12h35

Seis pessoas morreram ontem após uma colisão no ar entre dois aviões militares usados durante a Segunda Guerra Mundial. A tragédia ocorreu durante uma apresentação comemorativa em Dallas, nos EUA.

Vídeos que viralizaram na internet registraram o momento do acidente aéreo. Em seguida, as imagens mostram o momento da explosão dos aviões ao atingirem o solo.

Comunicado oficial. Clay Jenkins, juiz do condado de Dallas, usou o seu perfil no Twitter para confirmar as mortes das vítimas envolvidas no acidente.

"De acordo com o nosso médico legista, há seis mortes (...). As autoridades continuarão trabalhando hoje na investigação e identificação dos falecidos. Por favor, orem por suas famílias e todos os envolvidos", tuitou.

Quais eram os aviões envolvidos no acidente aéreo. As aeronaves faziam parte do show "Air Force Wings Over Dallas" [Asas das Forças Aéreas sobre Dallas, em tradução livre]. A colisão envolveu um Boeing B-17 Flying Fortress e um Bell P-63 Kingcobra, segundo comunicado da Administração Federal de Aviação.

Com quatro motores, o B-17 fazia parte do poderio bélico dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Hoje, existem apenas algumas dessas aeronaves expostas em museus. Contudo, algumas aeronaves participam de apresentações aéreas, como ocorreu em Dallas.

Já o Kingcobra é um avião de caça americano, usado também pelas forças soviéticas durante a guerra, segundo informou a Associated Press.

Relembre outros acidentes com mortes em shows aéreos. Não é a primeira vez que espetáculos envolvendo a participação de aeronaves militares antigas terminam em tragédia. Em 2011, uma colisão de um P-51 Mustang com espectadores deixou 11 mortos em Reno, Nevada.

Em outubro de 2019, outro avião militar usado na Segunda Guerra Mundial caiu em um aeroporto de Conecticut, nos EUA, matando sete pessoas.

O NTSB, agência governamental dos EUA de segurança nos transportes, disse já ter identificado mais de 20 acidentes envolvendo aeronaves usadas na Segunda Guerra Mundial nos últimos 40 anos.