Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo impressionante mostra geleira na Itália derretendo ao longo de 4 anos

O último verão foi especialmente negativo para densidade da geleira, segundo especialistas  - Reprodução/Youtube
O último verão foi especialmente negativo para densidade da geleira, segundo especialistas Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

13/11/2022 04h00

Câmeras instaladas em um lago na Itália registraram o recuo impressionante de uma geleira ao longo dos últimos quatro anos, com destaque para um derretimento definido como "assustador" pelo Serviço Glaciológico de Lombard.

"Não é fácil encontrar adjetivos para descrever o que aconteceu nos últimos quatro meses", afirmaram os especialistas ao jornal italiano Il Dolomiti, comentando o vídeo que acompanhou o derretimento no verão deste ano.

"É verdade que em um regime climático caracterizado por temperaturas em crescimento, recordes são batidos mais facilmente, mas o ano hidrológico de 2021-2022 foi além do que esperávamos", declarou a equipe, afirmando que a instalação de câmeras na região tinha como meta certificar com imagens o derretimento na região glacial.

"Uma nova câmera time-lapse — efeito que gera imagens em ritmo acelerado — foi instalada na (geleira) Fellaria no final de junho e conseguiu efetivamente mostrar os efeitos da crise climática. Já outra câmera, instalada no lago em 2019, teve o mérito de acompanhar as mudanças em uma escala multianual, com a geleira diminuindo cada vez mais e ficando cada vez mais baixa", relataram os pesquisadores.

Em dados numéricos, segundo o Serviço Glaciológico, a geleira perdeu cerca de 26 metros de espessura nos últimos quatro anos — ou 16 meses, já que o afinamento acontece apenas durante o verão.

Veja abaixo o vídeo em time-lapse: