Tubarão é flagrado preso a saia e biólogos correm para tentar salvá-lo
Um grupo de biólogos está à procura de um tubarão-lixa que foi visto vagando pelas águas com uma saia presa ao corpo. O animal foi visto nos arredores das Ilhas Cayman, no Caribe.
Apesar de a imagem do tubarão usando o traje ter divertido muitas pessoas nas redes sociais, o mergulhador Brad Nelson e outros especialistas em vida marinha estão preocupados para o encontrar, pois ele corre o risco de morrer com a roupa, informou o jornal britânico Daily Star. Um dos fatores é o de ele estar em fase de crescimento e poder ter a respiração prejudicada.
Nelson havia feito um post no Facebook onde compartilhou a descoberta da presença de um tubarão em condições bem incomuns. Ao destacar a imagem do animal usando a saia, ele escreveu na legenda: "muito fora de moda".
Apesar de ter brincado, Nelson manifestou que a situação pode representar uma ameaça à sobrevivência do tubarão.
O mergulhador disse que teria ajudado o predador do oceano, mas não tinha as ferramentas à sua disposição para isso. "Infelizmente, não estava com a minha tesoura para ajudá-lo a sair da situação."
O tempo se tornou um fator preocupante, pois o tubarão-lixa está em fase de crescimento, segundo os biólogos. O animal preso na saia tem aproximadamente 1,8 m de comprimento. Os predadores desta espécie podem atingir até 3,6 m.
Enquanto cresce, ele pode ficar ainda mais envolvido dentro da saia e ter sua respiração prejudicada a ponto de morrer. Na imagem, é possível notar que a saia está próxima de onde ficam suas guelras.
O caso chamou a atenção do Departamento de Meio Ambiente das Ilhas Cayman, que também fez declarou nas redes sociais que está procurando o tubarão-lixa.
"Esse pobre tubarão-lixa ficou preso em uma saia, que de alguma forma encontrou o caminho dele no mar", disse o órgão na publicação. "Estamos fazendo o possível para localizá-lo e ajudá-lo, mas até agora não tivemos sucesso."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.