Topo

Esse conteúdo é antigo

Enchente mata 9 fiéis e deixa 8 desaparecidos durante ritual perto de rio

Equipes de resgate de Joanesburgo trabalharam hoje nas buscas dos corpos dos fiéis desaparecidos no rio Jukskei - Reprodução/Redes Sociais
Equipes de resgate de Joanesburgo trabalharam hoje nas buscas dos corpos dos fiéis desaparecidos no rio Jukskei Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL

04/12/2022 19h11Atualizada em 05/12/2022 08h05

Pelo menos nove pessoas morreram e outras oito estão desaparecidas depois que uma enchente repentina arrastou integrantes a congregação de uma igreja na África do Sul. As inundações ocorreram ontem, ao longo do rio Jukskei, em Joanesburgo.

Segundo autoridades, os fiéis estavam conduzindo rituais religiosos ao longo do rio que, ao que tudo indica, estava com seu volume de água normal quando as atividades começaram.

Equipes de resgate relataram ter encontrado os corpos de duas vítimas ontem e os outros sete corpos quando a busca recomeçou na manhã deste domingo.

As equipes estavam entrevistando pessoas da congregação para determinar quantos fiéis ainda estavam desaparecidos.

Grupos religiosos frequentemente se reúnem ao longo do rio Jukskei, que passa por municípios como Alexandra, no leste de Joanesburgo, para batismos e rituais de purificação.

Segundo apurou o jornal britânico The Mirror, autoridades de Joanesburgo dizem que cerca de 33 fiéis participavam dos rituais nas margens do rio.

O porta-voz dos Serviços de Emergência de Joanesburgo, Robert Mulaudzi, disse que as autoridades alertaram os moradores sobre os perigos de realizar os rituais ao longo do rio.

"Temos recebido muita chuva na cidade de Joanesburgo nos últimos três meses, e a maioria dos riachos está cheia. Nossos residentes, especialmente os fiéis que normalmente praticam esse tipo de ritual, ficarão tentados a ir a esses riachos", disse Mulaudzi durante entrevista. "Nossa mensagem para eles é que tenham cuidado ao realizar esses rituais."