Topo

Esse conteúdo é antigo

Filho de brasileiros eleito nos EUA mentiu sobre emprego e ensino, diz NYT

O congressista George Santos, filho de imigrantes brasileiros - Reprodução
O congressista George Santos, filho de imigrantes brasileiros Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Maceió

19/12/2022 22h06

George Anthony Devolder-Santos, filho de imigrantes brasileiros que conseguiu se eleger deputado pelo partido Republicano, nos Estados Unidos, deturpou partes de seu currículo profissional e acadêmico, segundo informações dos jornais The New York Times e da CNN Internacional.

Conforme o Times, foram analisados documentos públicos e processos judiciais tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, que contradizem "partes importantes do currículo" propagado por Santos aos eleitores norte-americanos durante sua campanha vitoriosa à Câmara dos Representantes estadunidense.

Ao jornal, as instituições financeiras Citigroup e Goldman Sachs informaram que não há registros de que George tenha integrado o time de profissionais dessas empresas, conforme alegado por ele.

Em relação às suas habilidades acadêmicas, que constam graduações em finanças e em economia pela Baruch College e pela New York University, aparentemente o republicano também deturpou essas informações.

Ao NYT, funcionários da Baruch College alegam que não há registros de que alguém com esse nome tenha sido graduado na instituição em 2010, quando ele diz ter se formado lá. À CNN, um porta-voz da New York University alegou que a instituição não tem em seus registros "ninguém com esse nome — George Anthony Devolder-Santos".

No Instagram, George Santos divulgou uma nota assinada por seu advogado, Joseph Murray, em que se diz vítima de "alegações difamatórias" propagadas pelo The New York Times.

"Não é nenhuma surpresa que o congressista eleito tenha inimigos no NYT, que tenta manchar seu bom nome com essas alegações difamatórias", diz a nota.

Vitória em disputa inédita. George Santos foi eleito para a Câmara dos Representantes nos EUA após desbancar o democrata Robert Zimmerman. Foi a primeira vez que dois candidatos gays disputaram a vaga no 3º Distrito do Congresso de Nova York.

Republicano, Santos nasceu e cresceu no Queens, em Nova York, e é defensor do ex-presidente americano Donald Trump. Ele também já enalteceu o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), em publicações nas redes sociais —e tem uma foto com o filho dele, o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

As pautas defendidas por Santos são, majoritariamente, do âmbito econômico, focando na "recuperação do sonho americano". "Ainda há muito a fazer pelo país. O sonho americano ainda está em perigo sob a administração de Biden. Usarei minhas habilidades para aliviar a pesada inflação e tornar nossas comunidades seguras", escreveu.